Atps teoria da contabilidade - 2º semestre de adm -2012 - etapa 1 e 2

Introdução
É tão importante o estudo do ativo que poderíamos dizer que é o capítulo fundamental da Contabilidade, porque a sua definição e avaliação estão ligadas à multiplicidade de relacionamentos contábeis que envolvem receitas e despesas.
É crítico o entendimento da verdadeira natureza do ativo, em suas características gerais, a fim de que possamos entender bem as subclassificações queaparecem em vários tipos de padronização, em vários países. Entre nós, por exemplo, tem-se entendido o grupo pendente até há pouco vigente (antes do advento atual da Lei das Sociedades por Ações) de forma muitas vezes desfigurada, devido a mau entendimento da natureza geral do ativo. Ativo é ativo, independentemente de pertencer, por uma ou por outra classificação, a este ou àquele grupo.
Nacomposição do ativo de uma entidade, existem ativos materiais (ou tangíveis) e ativos imateriais (intangíveis).
Desenvolvimento
Em contabilidade, Ativo é um termo básico utilizado para expressar o conjunto de bens, valores, créditos, direitos e assemelhados que forma o patrimônio de uma pessoa, singular ou coletiva, num determinado momento, avaliado pelos respectivos custos.
Formas de avaliação do ativoO balanço é um documento essencial para a análise financeira. O balanço tem de respeitar a equação fundamental da contabilidade financeira: Ativo = Passivo + Capital Próprio.
De acordo com a técnica de contabilidade financeira, na categoria ativo do balanço patrimonial, as contas devem estar dispostas em ordem decrescente de grau de liquidez dos elementos neles registados, dividido em doisgrupos principais: ativo imobilizado (ou não circulante) e ativo circulante.
Divisão detalhada de ativos do balanço patrimonial:
Imobilizado (não circulante):
Imobilizado incorpóreo
Exemplo: trespasses.
Imobilizado corpóreo
Exemplos: terrenos e recursos naturais, edifícios e outras construções, equipamentos, ferramentas.
Investimentos financeiros
Exemplos: partes de capital em empresas dogrupo, títulos e outras aplicações financeiras (ver Ativo financeiro).
Circulante Existências
Exemplos: semi-produtos, mercadorias.
Dívidas de terceiros de curto prazo
Exemplos: dívidas de clientes, títulos a receber de clientes, dívidas de cobrança duvidosa de clientes, dívidas do estado e outros entes públicos.
Depósitos bancários e caixa
Exemplos: depósitos bancários, dinheiro em caixa.Acréscimos e diferimentos
Exemplos: acréscimos de proveitos, custos diferidos.
Ativo financeiro
Ativo financeiro é um valor mobiliário que representa direitos sobre ativos reais que podem ser tangíveis (edifícios, equipamentos, etc) ou intangíveis (conhecimentos tecnológicos, marcas, patentes, etc).
Ativo financeiro é todo e qualquer título representativo de parte patrimonial ou dívida (acções,dinheiro, letra de câmbio, etc).
Categoria de ativo empregada nos balanços que compreende os créditos e valores realizáveis independentemente de autorização orçamentária e os valores numerários.
A valorização de um ativo financeiro, está dependente que ocorra uma variação do risco associado a esse ativo num dado intervalo de tempo. O conceito de investimento envolve dois aspectos muito importantes:Tempo e Risco. Investir significa "sacrificar algo agora" para obter "benefícios no futuro".
O ativo intangível é um grupo do Balanço Patrimonial, que tem como principal característica a potencialidade de gerar benefícios futuros para as empresas. De acordo com Hendriksen e Breda (1999), ativos devem ser definidos como potenciais fluxos de serviço ou como direitos a benefícios futuros que estãono controle da organização.
Definição de ativos intangíveis
De acordo com a lei 11,638, de 28 de dezembro de 2007, ativo intangivel são direitos que tenham por objeto béns incorpóreos destinados á manutenção da companhia ou exercidos com essa finalidade, inclusive o fundo de comércio adquerido

Passivo
Representa todas as obrigações financeiras que uma empresa tem para com terceiros.
É...
tracking img