Atps teoria da contabilidade - 2º semestre de adm -2012 - etapa 1 e 2

Introdução
É tão importante o estudo do ativo que poderíamos dizer que é o capítulo fundamental da Contabilidade, porque a sua definição e avaliação estão ligadas à multiplicidade de relacionamentoscontábeis que envolvem receitas e despesas.
É crítico o entendimento da verdadeira natureza do ativo, em suas características gerais, a fim de que possamos entender bem as subclassificações queaparecem em vários tipos de padronização, em vários países. Entre nós, por exemplo, tem-se entendido o grupo pendente até há pouco vigente (antes do advento atual da Lei das Sociedades por Ações) de formamuitas vezes desfigurada, devido a mau entendimento da natureza geral do ativo. Ativo é ativo, independentemente de pertencer, por uma ou por outra classificação, a este ou àquele grupo.
Nacomposição do ativo de uma entidade, existem ativos materiais (ou tangíveis) e ativos imateriais (intangíveis).
Desenvolvimento
Em contabilidade, Ativo é um termo básico utilizado para expressar o conjunto debens, valores, créditos, direitos e assemelhados que forma o patrimônio de uma pessoa, singular ou coletiva, num determinado momento, avaliado pelos respectivos custos.
Formas de avaliação do ativoO balanço é um documento essencial para a análise financeira. O balanço tem de respeitar a equação fundamental da contabilidade financeira: Ativo = Passivo + Capital Próprio.
De acordo com a técnicade contabilidade financeira, na categoria ativo do balanço patrimonial, as contas devem estar dispostas em ordem decrescente de grau de liquidez dos elementos neles registados, dividido em doisgrupos principais: ativo imobilizado (ou não circulante) e ativo circulante.
Divisão detalhada de ativos do balanço patrimonial:
Imobilizado (não circulante):
Imobilizado incorpóreo
Exemplo:trespasses.
Imobilizado corpóreo
Exemplos: terrenos e recursos naturais, edifícios e outras construções, equipamentos, ferramentas.
Investimentos financeiros
Exemplos: partes de capital em empresas do...