Atps - teoria da administração

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1537 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Nesta segunda etapa unimos o aprendizado das aulas temas, e textos propostos no desenvolvimento e tivemos o objetivo de agregar conhecimento a tudo que se refere as Teorias da Administração, diferenciando-as, e também destacando as principais características e os pontos que influenciaram as propostas de administrações nos dias atuais.TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO



A Teoria Clássica da Administração foi idealizada por Henri Fayol. Caracteriza-se pela adoção de princípios gerais de administração como receituário para o administrador, ênfase no processo administrativo de planejar, organizar, dirigir e controlar, ênfase na organização formal da empresa e definição das funções básicasda empresa. Na Teoria Clássica, o conceito de divisão do trabalho não se preocupava com a fragmentação do trabalho do operario mais sim com a divisão dos orgãos que compõem a organização,a mesma deve ser dividido em departamentos cada qual representando uma função organizacional.

Teoria da Burocracia - Surge pela necessidade de um modelo de organização racional capaz de caracterizar todas asvariáveis envolvidas, bem como, o comportamento dos membros dela participantes, é aplicável não somente à fábrica, mas a todas as formas de organização humana e principalmente às empresas.Segundo essa teoria, um homem pode ser pago para agir e se comportar de certa maneira preestabelecida, a qual lhe deve ser explicada, muito minuciosamente e, em hipótese alguma, permitindo que suas emoçõesinterfiram no seu desempenho. Então a burocracia é uma forma de organização que se baseia na racionalidade, isto é, na adequação dos meios aos objetivos (fins) pretendidos, a fim de garantir a máxima eficiência possível no alcance dos objetivos.essa teoria foi caracterizada pela divisão do trabalho organizacional em hierarquias de autoridade, formalização da comunicação através de papéis e documentos,adoção de normas legais, impessoalidade no relacionamento entre pessoas, adoção de rotinas e procedimentos para substituit decisões individuais, meritocracia e competência técnica, profissionalização das pessoas, separação entre gerência e propriedade.

Teoria Estruturalista - Desenvolvida á partir dos estudos sobre as limitações e rigidez do modelo burocratico. Esse modelo é tipico de sistemafechado, altamente mecanistico e fundamentado em uma “teoria da maquina”,na qual a organização é concebida como um arranjo estatico de peças cujo funcionamento é deterministicamente previsto.suas caracterisitcas foram: a adoção de principio de teria clássica e da teria das relações humanas, conceito e estrutura e fundamentação no estruturalismo, aceitação da organização formaç e informal, adoção detipologias para estudar os diferentes tipos de organizações, foco na análise organizacional e na análise interorganizacional.

Teoria das realções humanas -Fundada por Elton Mayo, é um conjunto de teorias administrativas que ganharam força com a grande depreção criada na queda da bolsa de valores de Nova Iorque. As novas ideias trazidas pela Teorias de relações humanas trazem uma noveperspectiva para a recuperação das empresas de acordo com as preocupações de seus dirigentes e começa a tratar de forma mais complexa os seres humanos.
Até então o trabalhador era tratado pela Teoria Clássica, e de uma forma muito mecanica.com os novos estudos o foco mudou, a partir de então começa-se a pensar na participação dos funcionarios na tomada de decisão e na disponibilidade das informações. Foramsendo compreendidos as pectos ligados a afetividade humana e percebeu-se os limites no controle burocratico por parte das organizações como forma de regulamentação social.

Um dos principais estudos, foi um realizado em uma fábrica da Western Electric Company em Haowthorne, mais conhecida como Experiencias de Hawthorne, o foco destas experiencias era o de determinar como as mudanças nas...
tracking img