Atps temas interdisciplinares

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (594 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1ª ETAPA ATPS

1) É possivel possível dispor, por testamento, da totalidade dos bens, ou de parte deles, para depois da morte? Justificar.
Sim, diz o artigo 1857, caput, do Código CivilBrasileiro: “Toda pessoa capaz pode dispor, por testamento, da totalidade dos seus bens, ou de parte deles, para depois de sua morte”.


2) Como o Código Civil disciplina a capacidade para testar?
Noque diz respeito a esta espécie de capacidade, aduz a doutrinadora MARIA HELENA DINIZ, pag. 149: “a capacidade testamentária ativa é condição da validade jurídica do ato de ultima vontade, pois parafazer testamento é preciso que o testador seja capaz. Essa capacidade de testar é a regra geral, e a incapacidade, a exceção”.
O Código Civil Brasileiro em seu artigo 1860, caput, diz: “além dosincapazes, não podem testar os que, no ato de fazê-lo, não tiverem pleno discernimento”; e o seu parágrafo único traz: “podem testar os maiores de dezesseis anos”. O artigo 1861diz que: “a incapacidadesuperveniente do testador não invalida o testamento, nem o testamento do incapaz se valida com a superveniência da capacidade”.


3) Quais são as formas ordinárias do testamento?
O artigo 1862 doCódigo Civil Brasileiro versa as formas ordinárias do testamento que são: o testamento público, o cerrado e o particular.


4) Quais são os requisitos essenciais do testamento público?
Osrequisitos essenciais do testamento público estão tipificados no artigo 1864 do Código Civil Brasileiro e são eles:
I- ser escrito por tabelião ou por seu substituto legal em seu livro de notas, deacordo com as declarações do testador, podendo este servir-se de minuta, notas ou apontamentos;
II- lavrado o instrumento, ser lido em voz alta pelo tabelião ao testador e a duas testemunhas, a um sótempo; ou pelo testador, se o quiser, na presença destas e do oficial;
III- ser o instrumento, em seguida à leitura, assinado pelo testador, pelas testemunhas e pelo tabelião.
5) No que...
tracking img