Atps. sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1179 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ATPS
Sociologia

2 SEMESTRE
[pic]

NOME: _________________________________________________
RA: ____________________

NOME:__________________________________________________
RA:_____________________

NOME:___________________________________________________
RA:______________________

NOME:___________________________________________________
RA: _____________________


Professor:Daniel



Capitalismo:
Capitalismo é o sistema econômico que se caracteriza pela propriedade privada dos meios de produção e pela liberdade de iniciativa dos próprios cidadãos, o capitalismo tem como principal intuito acumular capital a partir do lucro.
No sistema capitalista, as padarias, as fábricas, confecções, gráficas, papelarias etc., pertencem a empresários e não ao Estado. Nessesistema, a produção e a distribuição das riquezas são regidas pelo mercado, no qual, em tese, os preços são determinados pelo livre jogo da oferta e da procura. O capitalista, proprietário de empresa, compra a força de trabalho de terceiros para produzir bens que, após serem vendidos, lhe permitem recuperar o capital investido e obter um excedente denominado lucro. Outros elementos que caracterizam ocapitalismo são a acumulação permanente de capital; a geração de riquezas; o papel essencial desempenhado pelo dinheiro e pelos mercados financeiros; a concorrência, a inovação tecnológica ininterrupta e, nas fases mais avançadas de evolução do sistema, o surgimento e expansão das grandes empresas multinacionais. A divisão técnica do trabalho, ou seja, a especialização do trabalhador em tarefascada vez mais segmentadas no processo produtivo, é também uma característica importante do modo capitalista de produção, uma vez que proporciona aumento de produtividade. O modelo capitalista também é chamado de economia de mercado ou de livre empresa.
O capitalismo é um sistema econômico com perfil e visão na livre  iniciativa. Na utopia do capitalismo não se haveriam desvantagens, pois existe oagente econômico se equivaleriam perante o fluxo de capital, sem prejuízos, cada qual ciente da sua função, assim, evitando vazamentos de fluxo circular de renda, perante o principio antipaternalista de que cada pessoa é o melhor condutor de seus próprios interesses.
Essa maneira de pensar era conjunta ao principio de que o consumo se ajusta as necessidades de seus agentes, sem necessidades deinterferência do estado na economia, conjunto ao principio da inviolabilidade da propriedade privada, sendo considerada a extração tributaria, como fator que alcança a propriedade privada.
Já no capitalismo atual existem vantagens como a descentralização da economia, perante a forma da lei de oferta e procura; a concorrência livre, abrindo espaço à conquista do aperfeiçoamento de métodos, tanto deconsumo como de produção, fazendo com assim se torne um mercado competitivo; e uma economia não assistencialista, porém de criação de renda pela oferta mercantil.
Existem também algumas desvantagens do sistema capitalista, como exclusão de pessoas que possuem alguma dificuldade de oferecer prestação de serviços que gere capital. Com isso se torna maior os números da marginalidade e também daexclusão social. Atualmente pra corrigir disparidade, o Agente social do estado, constituído basicamente por representantes da população, aplica impostos que devem ser investidos para o aumento da inclusão social, e também na infra-estrutura.
Nos dias de hoje, o estado não é visto com bons olhos pela maioria das pessoas, pois a população não se sente bem representada. Os representantes da população queteriam como tarefa, corrigir disparidades do mercado perante a criação e fiscalização de leis, e cuidar dos cumprimentos das mesmas, porém ao invés disso, eles utilizam suas grandes influências para obter benefícios próprios.
Pobreza e Violência:
 
Desigualdade humana presente desde os primórdios fundamentados pela distinção e discriminação entre grupos sociais, a igualdade é antes de mais...
tracking img