Atps sga

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2882 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ANHANGUERA EDUCACIONAL
FACULDADES DE TAUBATÉ

Engenharia de Produção Mecânica








[pic]






GABRIELA SANTOS FONSECA


RA: 1099578752














SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL


ATPS: Etapa 4






 































Taubaté
2012SUMÁRIO


INTRODUÇÃO 3


1. ETAPA 4 – AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO AMBIENTAL 4
1.1 Passo 1: Cultura Ambiental Organizacional 4
1.2 Passo 2: Sustentabilidade Empresarial 9
1.3 Passo 3: Aplicação do SGA 6


CONCLUSÃO 12


REFERÊNCIAS 13





INTRODUÇÃO


A Atividade Prática Supervisionada, com o tema: Avaliação doDesempenho Ambiental tem como objetivo conhecer o sistema de gestão ambiental desenvolvido em uma organização.
Com os avanços tecnológicos advindos após a revolução industrial e o crescente aumento da população a atividade humana passou a causar mais impacto negativo ao meio ambiente, e o que durante muito tempo foi visto como fonte inexaurível de recursos disponíveis para servir às necessidades dohomem agora passa a ser uma inquietação, porquanto os recursos são limitados.
O ciclo produtivo da sociedade capitalista extrai do meio ambiente os insumos necessários para a produção de alimentos e bens de consumo, entretanto, o processo produtivo retorna resíduos sólidos, efluentes líquidos e emite gases nocivos e poluentes em grandes quantidades, acarretando poluição ambiental eesgotamento dos recursos naturais. Outra preocupação que emerge é que uma volumosa camada da população mundial que sofre com a pobreza, fome e exclusão social. As empresas procuram resultados financeiros, ampliação de fatias de mercado e sobrevivência e manutenção de sua competitividade. A globalização da economia e o acirramento da competição mundial elevam a escala de produção, com a conseqüente buscada redução dos custos.
Diante deste panorama as empresas passam a se reestruturar para se adequarem a esta nova percepção. As pressões sociais e restrições impostas fazem com que as empresas sejam forçadas a buscar formas de reduzir seu impacto ambiental e a melhorar sua imagem frente a sua responsabilidade social. Neste sentido, muito tem sido feito para a sustentabilidade do setorprodutivo (CORAL, 2002).
O objetivo do desenvolvimento desta ATPS é apontar qual a necessidade de uma cultura ambiental nas organizações, abordar o tema Sustentabilidade Empresarial, considerando que do ponto de vista da economia, a abertura de mercados, a globalização da informação, a constante degradação dos recursos naturais, a possibilidade de extinção da fauna e da flora, foram elementosmotivadores para a mudança de perfil da população. Essa mudança também atingiu as empresas de modo geral. E mostrar o funcionamento e gestão ambiental dentro de uma organização.





1. ETAPA 4 – AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO AMBIENTAL


1. Passo 1: Cultura ambiental organizacional


Temas ambientais transformaram-se em um ponto crítico para os negócios nos últimos anos. Para asorganizações, conformidade com regulamentos, decisões legais de responsabilidade financeira por danos ambientais e aumento da importância dada por parte dos clientes e grupos interessados, aos efeitos ambientais relatados na manufatura do produto, têm feito do fator ambiental uma variável estratégica, com implicações em produtos, processos e procedimentos de operação, controle e gerenciamento.Para a boa imagem da organização e a manutenção e ampliação dos seus mercados tornou-se fundamental agregar ao sistema de gerenciamento a gestão do meio ambiente. Tomados juntos o crescimento econômico, a deterioração ambiental, o aumento das tendências em direção à transparência dos processos industriais e o crescimento dos custos de desobediência às regulamentações ambientais, implica-se uma...
tracking img