Atps recursos humanos ii

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1580 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ATPS de RH
Etapa 01

Bruna Gracielle Fernandes da Silva

Passo 02
A recompensa é uma retribuição, prêmios ou reconhecimentos pelos serviços prestados de alguém. Segundo Chiavenatto (2006) a compensação, é a área que lida com a recompensa do individuo recebe como retorno pela execução das tarefas organizacionais. Cada empregado transaciona com seu trabalho para obter recompensasfinanceiras e não- financeiras. Essas recompensas podem ser diretas ou indiretas.
O desenvolvimento de pessoas representa um conjunto de atividades que objetiva explorar o potencial de aprendizagem e a capacidade produtiva das pessoas, visando as mudanças de comportamento e atitudes bem como a aquisição de novas habilidades e conhecimentos.
Tem como meta maximizar o desempenho profissional emotivacional d do ser humano melhorando os resultados e conseqüentemente gerando um bom clima organizacional.
Poucas empresas têm exatamente as pessoas que desejam fazendo exatamente aquilo que é necessário. Pode se tomar alguma providencia a esse respeito ou simplesmente ignorar o assunto. Caso o assunto seja ignorado, certamente aumentará a distancia entre o que precisa que as pessoas façam e o que elasrealmente gostariam de fazer.
Passo 03
DESENHO DO SISTEMA DE REMUNERAÇÃO

Chiavenato (1999) afirma que a construção do plano de remuneração requer cuidados, pois provoca um forte impacto nas pessoas e no desempenho da organização pelos seus defeitos e conseqüências. O desenho do sistema de remuneração oferece dois desafios principais: de um lado, deve capacitar a organização para alcançar osseus objetivos estratégicos e, de outro lado, deve ser moldado e ajustado às características únicas da organização e do ambiente externo que a envolve. Existem nove critérios a definir na construção de um plano de remuneração:
1. Equilíbrio interno versus equilíbrio externo: a equidade interna obedece ao princípio da justiça distributiva, que fixa os salários de acordo com as contribuições ouinsumos que os funcionários intercambiam com a organização. O modelo de justiça distributiva salienta que as pessoas estarão satisfeitas quando percebem que são pagas equitativamente em relação aos colegas com trabalho similar. Por outro lado, a equidade externa obedece ao modelo do mercado de trabalho, que fixa os salários conforme as ocupações similares de outras organizações do mesmo ramo deatividade.
2. Remuneração fixa ou remuneração variável: a remuneração pode ser paga em uma base fixa - através de salários mensais ou por hora - ou pode variar conforme critérios previamente definidos como metas e lucros da organização.
3. Desempenho ou tempo de casa: a remuneração pode enfatizar o desempenho e remunerá-lo de acordo com as contribuições individuais ou grupais ou pode enfatizar otempo de casa do funcionário na organização.
4. Remuneração do cargo ou remuneração da pessoa: a compensação pode focalizar como um cargo contribui para os valores da organização ou como os conhecimentos e habilidades da pessoa contribuem para o cargo ou para a organização. O sistema tradicional privilegia o salário pela contribuição do cargo e não pelo desempenho do funcionário.
5. Igualitarismo ouelitismo: a remuneração pode incluir o maior número possível de funcionários sob o mesmo sistema de remuneração (igualitarismo) ou pode estabelecer diferentes planos conforme os níveis hierárquicos ou grupos de funcionários (elitismo).
6. Remuneração abaixo do mercado ou acima do mercado: os funcionários podem ser remunerados em um nível porcentual abaixo ou acima do mercado. Esta escolha afetaos custos da organização e a satisfação dos funcionários.
7. Prêmios monetários ou prêmios não-monetários: o plano de remuneração pode enfatizar funcionários motivados através de recompensas monetárias, como salários e prêmios salariais, ou pode enfatizar recompensas não-monetárias como cargos mais interessantes ou segurança no emprego. Os prêmios monetários são dados em dinheiro e reforçam a...
tracking img