Atps qímica etapa:2

522 palavras 3 páginas
Etapa 2:

O Aço pode ser substituído pelo Alumínio

Esse crescente interesse dos fabricantes de carros pelo uso de ligas de alumínio na construção de certas partes da carroceria, como painéis não estruturais, é principalmente motivado pela leveza do metal. Em média, é possível atingir reduções de peso da ordem de 40% a 60%, comparado com componentes similares de aço – um capô de alumínio pode pesar até 10 kg a menos que um de aço. Além da leveza, os painéis de alumínio também oferecem um excelente desempenho em termos de resistência à corrosão e durabilidade.
Referência bibliográfica do site: http://www.abal.org.br/aluauto/ed11/destaque.asp

Resistente, durável e dois terços mais leve que o aço, o alumínio tem tudo para "pegar embalo" no transporte ferroviário brasileiro. E isso depende de os grandes players do setor utilizarem-no em substituição ao aço, ainda aplicado em significativa escala na fabricação de vagões de metrô e de carga.
O emprego do alumínio na fabricação de trens permite significativa redução do peso dos vagões e, consequentemente, o aumento da capacidade de passageiros, bagagens, cargas e, claro, velocidade. O metal possibilita ainda custos menores com combustível e, por tabela, ajuda a diminuir as emissões de dióxido de carbono na atmosfera.
Na Europa e na Ásia, modernos metrôs e trens de alta velocidade têm suas carrocerias fabricadas com perfis extrudados e chapas de alumínio. No Brasil, o consumo de alumínio sobre os trilhos limita-se a cerca de 500 quilos do metal por vagão do metrô.
Referência bibliográfica do site: http://www.revistaaluminio.com.br/recicla-inovacao/26/artigo211684-1.asp

O alumínio é o segundo metal mais produzido no mundo com
38 milhões de t (IAI, 2008), atrás apenas do ferro, seguido do cobre.
Isso devido ao fato de ocorrer em jazidas de grande porte, bem como às suas propriedades, das quais as mais apreciadas pelos consumidores são: baixa densidade relativa, alta resistência à oxidação,

Relacionados

  • Embrapa Curso de Recuperação de áreas degradadas
    79315 palavras | 318 páginas
  • Vitaminas
    87588 palavras | 351 páginas