Atps quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2066 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Etapa 3

Passo 1 (Aluno)

Estudar o capítulo sobre cálculos estequiométricos, do PLT de Química.
 Relatório de sustentabilidade da indústria do alumínio.

Relatório de Sustentabilidade da Indústria do Alumínio

Síntese:

Publicação pioneira que mostra os esforços da indústria do alumínio e as metas do setor para se tornar ainda mais sustentável. Tem o objetivo de apresentar àsociedade, de maneira transparente, os desafios e ações do setor em relação aos aspectos econômico, social e ambiental da cadeia de produção de alumínio primário. O relatório está alinhado ao programa Alumínio para futuras gerações, criado em 2003 pelo International Aluminium Institute - IAI, instituição que reúne empresas de alumínio do mundo todo.


Passo 2 (Aluno)
Assistir o vídeo sobre:
•Reciclagem do alumínio. 2010. Disponível em:
https://docs.google.com/a/aedu.com/leaf?id=0B2SJn0a5XTlkZmY4MWI1NjYtMTQ1
My00ZTgwLTllZDAtMGNkZTE4YjI0M2E2&hl=pt_BR>

Passo 3 (Equipe)

Discutir com os colegas e responder:
 No processo industrial de obtenção de 40 kg de alumínio, são geradas quantas toneladas de CO2 ?

R: A economia de peso atingida permitirá uma economia anual de combustível de umbilhão de litros e evitará a emissão de cerca de 40 milhões de toneladas de CO2 durante a vida útil dos veículos.


 Quantos quilos de bauxita são necessários para produzir 40 Kg de alumínio?

R: 8% dela é constituída de bauxita o minério a partir do qual se produz o
Alumínio.
Para 40kg de alumínio são necessários 160 kg de BAUXITA.



 Considerando as informações sobre quantidadede alumínio usado nos veículos e
percentual reciclagem. Analisar a situação do Brasil e dos Estados Unidos e refletir
sobre a participação desses dois países com relação aos aspectos ambientais.
Novo estudo mostra aumento do uso de alumínio nos carros europeus
Economizando peso, reduzindo o consumo de combustível e as emissões de CO2, o alumínio têm um importante papel nas futuras gerações decarros sustentáveis.
Conduzido pela Knibb, Gormezano & Partners (KGP), em cooperação com a European Aluminium Association (EAA), o estudo inclui dados de companhias automotivas e seus fornecedores, de empresas associadas à EAA e de informações anteriores da KGP. A empresa de pesquisa tomou por base os 15 milhões de carros produzidos na Europa em 2005 e analisou 20 componentes da carroceria, 17componentes do chassi e suspensão e 25 componentes do powertrain.
Passo 4 (Equipe)

Discutir com seus colegas a frase: A reciclagem do alumínio contribui para o
desenvolvimento sustentável.
Escrever um comentário sobre a discussão do passo anterior e incluir a ideia central da
discussão no pôster.
A reciclagem de alumínio é o processo pelo qual o alumínio pode ser reutilizado em determinadosprodutos, após ter sido inicialmente produzido. O processo resume-se no derretimento do metal, o que é muito menos dispendioso e consome muito menos energia do que produzir o alumínio através da mineração de bauxita. A mineração e o refino deste requerem enormes gastos de eletricidade, enquanto que a reciclagem requer apenas 5% da energia para produzi-lo. Por isto, a reciclagem tornou-se umaatividade importante para esta indústria.
O alumínio pode ser reciclado tanto a partir de sucatas geradas por produtos de vida útil esgotada, como de sobras do processo produtivo. O alumínio reciclado pode ser obtido a partir de esquadrias de janelas, componentes automotivos, eletrodomésticos, latas de bebidas, entre outros. A reciclagem não danifica a estrutura do metal, que pode ainda ser recicladoinfinitamente e reutilizado na produção de qualquer produto com o mesmo nível de qualidade de um alumínio recém produzido por mineração.
Pelo seu valor de mercado, a sucata de alumínio permite a geração de renda para milhares de famílias brasileiras envolvidas da coleta à transformação final da sucata.
Desta forma, a reciclagem do alumínio gera benefícios para o país e o meio ambiente, além...
tracking img