Atps quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (280 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Alumínio

O alumínio é um material relativamente novo, torno de 160 anos. Foi descoberto a pouco tempo sendo que outros materiais como o ferro e o cobre já sãoutilizados a milhares de anos. O motivo pelo qual o alumínio não foi descoberto antes, é que ele não aparece em sua forma metálica por natureza, ele é encontrado em rochas, argilas,solos e vegetações combinado com oxigênio e outros elementos, desta forma é retirada a matéria prima do alumínio que é a bauxita, dela é retirada a alumina que através deum processo que se chama processo Bayer se transforma em alumínio.
Apesar de o alumínio ter sido encontrado à pouco tempo, é hoje muito utilizado. São diversas as formascomo o alumínio é utilizado, algumas delas são em panelas pois são bons condutores de calor, embalagens como latas e papel alumínio, estruturas de aviões, automóveis, barcos eem construção civil presente em janelas, portas e outros.
Este elemento que tem como símbolo Al e o numero atômico 13 (13 prótons e 13 elétrons). Tem como característicasintensivas ponto de fusão de 660,45°C, ponto de ebulição de 2520 °C, densidade 2,7g.cm-³, eletronegatividade 1.5. É um material leve, solido cristalino, de corbranco-prateada e sem odor específico.
Características extensivas: Massa atômica de 26,98154 g/mol.
Características químicas: A temperaturas elevadas, cerca de 180° C,reage com água produzindo hidróxido de alumínio (AL(OH) 3 e hidrogênio (H2) , reage com outros óxidos metálicos, produzindo o respectivo metal e óxido de alumínio (AL2 O 3) e resistência a corrosão.
Características físicas: Alta condutividade elétrica e térmica, baixa densidade, boa refletividade, maleabilidade e ductilidade.
tracking img