Atps quimica geral conceitos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (984 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
http://quimicaxx.blogspot.com/2008/11/conceitos-de-ph-e-poh.html

CONCEITOS DE pH e pOH
Conceito de pH e pOH
O conceito de pH é introduzido para permitir uma escala simples que dê conta daacidez de uma dada solução.

Quando se dissolve uma espécie ácida numa solução aquosa, esta dissociar-se-á parcialmente, de acordo com a sua constante de dissociação nas condições em que se encontrar,sendo os protões libertados solvatados pelas moléculas de água. A espécie H3O+ corresponde à descrição mais simples para estes protões solvatados. Esta espécie tem uma acidez muito elevada e, na maiorparte das circunstâncias será a espécie mais ácida presente numa solução aquosa.

Sendo os iões H3O+ os responsáveis pelas propriedades ácidas das soluções aquosas, é a concentração de H3O+ (ou maisrigorosamente a sua actividade) que será utilizada como ponto de referência para exprimir a acidez de uma solução.

Quanto mais fortes forem os ácidos presentes numa solução maior serão as suasconstantes de dissociação e maior será a concentração dos iões H3O+.

Deste modo, no sentido de exprimir mais facilmente a concentração deste ião numa solução, o Químico dinamarquês Sørensen introduziuo conceito de escala de pH.

Assim a escala de pH é uma escala de valores em que, a cada um deles, se pode fazer corresponder uma concentração em iões H3O+, presente em solução.

A referidacorrespondência pode ser traduzida pelas seguintes relações:

[H3O+] = 10-pH ↔ pH=- log [H3O+]
em que a concentração de iões H3O+ deve estar em M (molaridade), ou seja, em moles/dm3.

Com vista aclarificar a relação anterior apresenta-se de seguida uma tabela onde podemos observar várias soluções aquosas de ácidos com a respectiva concentração H3O+ (assumindo-se que o ácido está completamentedissociado) e o respectivo valor de pH.

Concentração da Solução aquosa de HCl (mol/dm-3) [H3O+] pH
1 100 0
0,01 10-2 2
0,0001 10-4 4

Conclusão:
Quanto mais ácida for uma solução menor é...
tracking img