Atps quimica anhanguera

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1503 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Este trabalho tem a finalidade de mostrar a atmosfera, biosfera e hidrosfera (mar) como fonte de materiais úteis para o ser humano; suas utilidades cotidianas e algumas aplicações industriais desses materiais.
Compreender o significado do conceito de substâncias simples e compostas, mistura homogênea e heterogênea, entender a importância dos processos de separação demisturas como forma de obter matéria prima para as indústrias e também identificar e representar uma ligação iônica; distinguir a classe dos compostos que podem ser produzidos a partir do cloreto de sódio extraído da água do mar.











































Etapa 1

Identifique quais os gases que compõem a atmosfera e suas respectivasconcentrações (porcentagem no ar). Descreva pelo menos uma aplicação de cada gás.

R: A atmosfera é constituída por vários gases. Sendo os principais o Nitrogênio (N2) 78% e o Oxigênio (O2) 21%. Suas aplicações: Nitrogênio – Líquido de Refrigerante e o Oxigênio - em tratamento de água.

Compare os gases que compõem a atmosfera e responda se todos eles são substâncias simples. Justifique suaresposta.

R: Comparando o Nitrogênio e o Oxigênio observa-se que ambos são classificados como substâncias simples, pois têm um único elemento químico. Na teoria são reconhecidos por apresentarem apenas um símbolo. No caso N2 e O2.

Pesquise como é realizada a separação dos gases que compõem a atmosfera.

R: Não há separação de gases leves e nem de gases mais pesados da atmosfera, devido àconstante mistura turbulenta que acontece em larga escala na atmosfera.

Pesquise e elabore um resumo sobre a “produção industrial da amônia pelo processo de haber-bosh”.

R: O azoto, matéria-prima necessária à produção do amoníaco, era obtido no século XIX a partir dos depósitos naturais de nitrato de sódio, que existiam principalmente no Chile (os chamados "nitratos do Chile"). Em finais do séculoXIX ficou claro que esses depósitos não podiam satisfazer a crescente necessidade de compostos de azoto em todo o mundo. Haber e Bosch, ambos de nacionalidade alemã, destacaram-se neste desafio de investigação química, o que lhes valeu a atribuição do Prêmio Nobel da Química. Haber desenvolveu o modelo de produção de amoníaco e Bosch resolveu dificuldades técnicas na aplicação desse modelo.Elabore um texto em grupo descrevendo a importância da atmosfera como fonte de matéria prima.

R: A atmosfera é uma camada formada por diversos gases que ficam envolvidos pela força gravidade e pelo campo magnético do planeta terra.
A atmosfera tem a função de proteger os organismos à exposição de níveis perigosos da radiação ultravioleta, contém os gases necessários para a respiração celular efotossíntese e fornece a água necessária para a vida.
O nitrogênio é a substancia de maior quantidade na atmosfera terrestre. Ele é utilizado nas indústrias pela destilação do ar líquido ou pelo enriquecimento através de filtros moleculares. O elemento está presente na composição de substâncias excretadas pelos animais, normalmente na forma de uréia e ácidas úricas
O oxigênio é essencial paraa respiração celular dos organismos aeróbios. Essa molécula é gerada durante a fotossíntese das plantas e posteriormente é utilizada pelos seres vivos no processo de respiração.

Sabendo que o petróleo é uma mistura de muitos compostos que contém em sua cadeia carbônica principalmente carbono e hidrogênio, escreva o nome de cinco compostos extraídos do petróleo.

R: Gasolina, Óleo Diesel,Querosene, Parafina e Nafta.

Em sua opinião, há diferença no processo de separação dos compostos o petróleo, com o processo de separação do etanol do mosto fermentado? Explique.

R: Sim, o petróleo no processo de separação é apenas destilado; enquanto o etanol, primeiramente fermentado e em seguida é destilado.

Pesquise a quantidade de calor liberado na queima (combustão) de 1 litro de...
tracking img