Atps psicologia - id, ego e superego - filme duas vidas.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (552 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO



1 INTRODUÇÃO 3
2 ANALISE PSICOLOGICA DO PERSONAGEM 4


1 INTRODUÇÃO


O filme Duas Vidas conta a história de um homem, Russ Duritz, que perto do seu aniversariode 40 anos se depara com ele mesmo, porém com 8 anos. A princípio Russ acredita que isso aconteceu para que ele, agora um homem já maduro, possa ajudar o menino a ser mais assertivo em suas escolhas.Entretanto com o desenrolar da historia Russ descobre que o passado não pode ser mudado, e que essa aproximação do homem adulto com a criança significa entender o que realmente aconteceu no seuprocesso de formação, o que o levou a ser o homem que é e não o que ambicionava ser. A partir desse entendimento Russ, adulto, consegue lidar melhor com seus sentimentos e assim toma um ruma diferente emsua vida.

2 ANALISE PSICOLOGICA DO PERSONAGEM


O personagem quando criança apresenta ações com características do id, como entrar na casa de um estranho para pegar o seubrinquedo, comer a pipoca que encontrou no balcão, fazer perguntas sobre tudo, são ações com o propósito de satisfazer desejos imediatos. Outras ações são características do superego como pedir a mão da moçaem casamento, é um desejo dele, mas ele sabe as conseqüências daquele ato, aquilo foi pensado foi consciente, premeditado.
Quando adulto o personagem é praticamente motivado pelosuperego. Suas atitudes são baseadas no que ele acha que é certo, aquilo que ele aprendeu que seria certo durante seu desenvolvimento. O modo autoritário como fala com as pessoas, o fato de sempre oprimirseus próprios sentimento e os das outras pessoas que o cercam, numa atitude que vai, quase sempre, em confronto com os seus desejos. Porém também se observa ações impulsionadas pelo id, como quando opersonagem joga a fita no lixo para impressionar a mocinha.
Quando criança por volta dos 8 anos, ele se encontra na fase de latência, a fase em que a criança fortalece o seu ego e começa...
tracking img