ATPS PSICOLOGIA APRENDIZAGEM CLAUDINEIA

371 palavras 2 páginas
TEORIA GENÉTICA DA APRENDIZAGEM
O maior pesquisador sobre esta teoria Piagl? Jean Piagel um dos maiores pesquisadores da pedagogia e da educação, ele formou em psicologia e se especializou também em epistemologia genética. Com esse estudo ele revolucionou a educação, pois varias teorias relacionadas à aprendizagem foram derrubadas. Epistemologia genética, teoria que desenvolve a inteligência dos seres humanos, nessa teoria, Piagel explica o desenvolvimento mental das pessoas, no campo da afetividade da linguagem e do pensamento. PSICOLOGIA – ASPECTOS CONCEITUAIS.
Citar os aspectos psicológicos trabalhados nessa teoria. Como a pessoa aprende? Jean piagel abordou na sua teoria como se desenvolve a inteligência usando o processo de maturação biológica. Para ele a aprendizagem tem duas formas, desenvolvimento próprio da inteligência e aquisição de novas respostas a situação especificas.
O processo de aprendizagem de uma pessoa acontece de através de estágios sendo eles: motor, verbal e metal. Período sensório-motor: de 0 a 2 anos a principal característica neste período e a ausência da função semiótica. Período pré-operatório: dos 2 aos 6 anos quando acontece a linguagem realizada pelo surgimento da função semiótica. Período operatório concreto: dos 7 aos 11 anos neste período consolida as conservação de substancia, números, peso e volumes. Período operatório abstrato: dos 11 aos 16 anos fase onde o adolescente constrói o pensamento proposicional.

Pode citar as fases do desenvolvimento segundo Piaget. “o principal objetivo da educação e criar indivíduos capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que as outras gerações fizeram” CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO Como a teoria genética da aprendizagem pode contribuir para a educação? Como o sistema educacional, professores, alunos... podem utilizar os princípios dessa teoria para o

Relacionados

  • Gestao de pessoas
    5216 palavras | 21 páginas
  • Engenharia de produção
    31014 palavras | 125 páginas