ATPS PSICOLGIA

6582 palavras 27 páginas
Sumário

Teorias Psicológicas
1. Psicanálise
1.1 Principais autores e conceitos

Sigmund Freud: foi o criador. Seu método consiste em buscar o significado inconsciente das palavras, ações e produções imaginárias de um indivíduo. A função do profissional é ensinar e compreender a composição das formações psíquicas mais complicadas reduzindo os sintomas que provocam o sofrimento.
Carl Gustav Jung: O objetivo da abordagem junguiana é reconectar o ser com sabedoria interior conexão com a multidimensionalidade do ser humano, acredita-se que todo ser tende a realizar o que existe nele em germe, a crescer, a completar-se a desenvolver seu potencial.
Jacques Lacan: a psicanálise é uma ciência em visão ou uma filosofia, é uma prática onde através do método da livre associação chegaremos ao núcleo do seu ser.
Donald Woods Winnicott: Todo ser humano tem um potencial para o desenvolvimento, para tornar esse potencial como algo real o ambiente se faz necessário e incialmente esse ambiente é a mãe ou alguém que exerça função materna. Mas não basta apenas esperar o tempo passar, o ambiente deve substituir os cuidados característicos do desenvolvimento.
“Não devemos tentar curar adolescentes como se estivessem sofrendo de alguma doença psiquiátrica. Utilizei a frase “tédios de adolescente” para descrever os poucos anos em que cada indivíduo não tem outra saída a não ser esperar e, ainda assim, fazê-lo sem ter consciência do que está acontecendo” (Winnicott, 2005b, p. 221).
Melanie Klein: primeira a analisar crianças muito pequenas através do método do brincar com a idade entre 18 e 36 meses de vida, a partir dessas analises ela observou que eles tendiam ver o mundo preto e branco, bom ou mal, na fantasia da criança mais complexa era a psicopatologia envolvida.
1.2 Visão Pedagógica sobre a aprendizagem

Sigmund Freud: O que poderia ser o processo de aprendizagem para Freud? Para ele, a paixão pelo saber origina-se da curiosidade infantil sobre sua própria

Relacionados

  • psicologia
    1458 palavras | 6 páginas
  • Psicologia
    4353 palavras | 18 páginas