atps prointer

1589 palavras 7 páginas
Questão do Grupo.
4- Qual é o desafio na empregabilidade?
R: A capacidade das pessoas conquistarem e se manter empregado, capacidade de adequação do profissional as novas necessidades do mercado de trabalho. Desafio como formação pessoal do empregado, seus diferenciais competitivos em relação a outros empregados.
Resposta baseada em pesquisa.
Os Desafios da Empregabilidade
A questão da empregabilidade vem se tornando muito importante na relação entre as pessoas e as empresas e, na última década, evoluiu de forma significativa no meio empresarial tanto em termos conceituais como no exercício da sua prática.
Em termos conceituais podemos entender a empregabilidade como a capacidade da pessoa conseguir ser e manter-se empregada (Júlio César S. Santos). Podemos vê-la, num nível pouco mais operacional, como a capacidade de ter trabalho e renda sempre (Fernando Alves de Sousa), ou ainda como a capacidade de adequação do profissional às novas necessidades e dinâmica dos novos mercados de trabalho.
Na verdade, estamos nos referindo a um conjunto de questões que abrangem a formação pessoal do empregado, seus diferenciais competitivos em relação aos outros empregados, o interesse da empresa no seu perfil e da relação da sua história como indivíduo com o seu próprio currículo.
Entendendo as principais características da empregabilidade, é possível dizer que ela exige, ao menos, os seguintes requisitos: o empregado deve saber que o mercado de trabalho atual é muito diferente, que a preparação para empregabilidade dá ganho competitivo, que ao adicionar atributos ao seu perfil, ele estará trazendo benefícios para a empresa, que as empresas não estão mais dispostas a cuidar do seu plano de desenvolvimento, que a geração de novos cargos e o preparo do colaborador é função desta dinâmica e, por fim, que a sua inserção no mercado de trabalho é uma conquista.
Como diz Chiavenatto (1999) “a empregabilidade surgiu devido o alto índice de desemprego. Ela provém, portanto, da

Relacionados