ATPS PROGRAMACAO BANCO DE DADOS 2013/2 ETAPA 1, ETAPA 2 PASSO1

1270 palavras 6 páginas
ANHANGUERA EDUCACIONAL S.A.
Faculdade Anhanguera de Joinville
Tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas Jairo Cristian Nau

Atividades Práticas Supervisionadas
Joinville
2013

Passo 1

O modelo relacional encontra-se padronizado pela indústria de informática. Ele é chamado de padrão SQL (Structured Query Language).
O padrão SQL define precisamente uma interface SQL para a definição de tabelas, para as operações sobre as mesmas (seleção, projeção, junção, e outras) e para a definição de regras de integridade de bancos de dados.
A interface SQL é, portanto, implementada em todos os sistemas de bancos de dados relacionais existentes.
Por quê a indústria tem interesse em padronizar os sistemas de bancos de dados? A razão é muito simples: a existência de padrões facilita a interoperabilidade (comunicação entre máquinas, entre programas).
Um SGBD possui duas linguagens:
DDL: Linguagem de Definição de Dados. Usada para definir os esquemas, atributos, visões, regras de integridade, índices, etc. Os comandos SQL para definição de dados são CREATE, DROP, ALTER.

CREATE TABLE: especifica uma nova tabela (relação), dando o seu nome e especificando as colunas (atributos) (cada uma com seu nome, tipo e restrições). Sintaxe: CREATE TABLE tabela_base (colunas tipo_base + constraints).
Exemplo:

CREATE TABLE empregado
( matricula char(9), nome VARCHAR(15) NOT NULL, dataNasc DATE, endereco VARCHAR(30), sexo CHAR, salario NUMERIC(10,2), supervisor CHAR(9), depto INT NOT NULL, PRIMARY KEY (matricula), CHECK (salario >= 0), PRIMARY KEY(matricula), FOREIGN KEY (supervisor) REFERENCES empregado(matricula), FOREIGN KEY (depto) REFERENCES departamento(codDep)
)

ALTER TABLE: permite que se altere os atributos de uma determinada tabela ou que se adicione novos atributos (evolução de esquemas). Os novos atributos terão valores nulos em todas as linhas, pode-se também alterar as

Relacionados

  • Logistica empresarial
    5146 palavras | 21 páginas
  • ATPS Processos Gerenciais
    7755 palavras | 32 páginas
  • ATPS DE ADMINISTRA O FINANCEIRA E OR AMENTARIA
    9099 palavras | 37 páginas