Atps programação orientada a objetos i

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2021 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
3a Série Programação Orientada a Objetos I

Ciência da Computação

A atividade prática supervisionada (ATPS) é um método de ensinoaprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de atividades programadas e supervisionadas e que tem por objetivos:  Favorecer a aprendizagem.  Estimular a co-responsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz. Promover o estudo, a convivência e o trabalho em grupo.  Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o autoaprendizado.  Oferecer diferenciados ambientes de aprendizagem.  Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação.  Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas relativos àprofissão.  Direcionar o estudante para a emancipação intelectual. Para atingir estes objetivos as atividades foram organizadas na forma de um desafio, que será solucionado por etapas ao longo do semestre letivo. Participar ativamente deste desafio é essencial para o desenvolvimento das competências e habilidades requeridas na sua atuação no mercado de trabalho. Aproveite esta oportunidade de estudar eaprender com desafios da vida profissional.

AUTORIA: Cristiane Yae Mi Imamura
Faculdade Anhanguera de Valinhos

Ciência da Computação – 3ª Série – Programação Orientada a Objetos I

Pág. 2 de 6

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Ao concluir as etapas propostas neste desafio você terá desenvolvido as competências e habilidades descritas a seguir.  Competência para identificar, analisar,documentar e solucionar problemas e necessidades passíveis de solução via computação.  Capacidade de raciocinar logicamente.  Analisar, organizar, abstrair e relacionar dados e informações.  Saber conciliar teoria e prática.

DESAFIO
A cobrança pelo fornecimento de energia elétrica realizada pelas companhias concessionárias é baseada na quantidade de energia consumida por Unidade Consumidora (UC),que é uma residência ou empresa que recebe a energia elétrica. As Unidades Consumidoras são classificadas como de alta tensão (classe A) e de baixa tensão (classe B). Para as unidades consumidoras de baixa tensão as regras para a cobrança são mais simples: o valor a ser pago é o produto da quantidade de energia consumida (medida em KW/h) pelo valor unitário do KW/h. Para determinar a quantidade deenergia consumida é instalado um medidor de energia elétrica em cada UC, como o ilustrado a seguir.

A medição é feita mensalmente por um funcionário da empresa de energia elétrica que passa em cada UC e verifica o valor marcado no medidor. A quantidade de energia consumida no mês é obtida subtraindo o valor lido do medidor no mês anterior do valor lido no mês atual. Exemplo: Leitura anterior:3244 Leitura atual: 3318 Quantidade de energia consumida: 74 KW/h Existe a possibilidade de ocorrer a “virada” do medidor, que acontece quando os ponteiros atingem o valor máximo e voltam ao zero. Neste caso, a medição do mês atual é menor que a medição do mês anterior. Exemplo: Leitura anterior: 9809 Leitura atual: 12 Quantidade de energia consumida: 203 KW/h
Cristiane Yae Mi Imamura

Ciênciada Computação – 3ª Série – Programação Orientada a Objetos I

Pág. 3 de 6

Para que o cliente seja cobrado pelo seu consumo, é gerada uma fatura contendo o código da UC, nome do proprietário da UC, endereço da UC, leitura atual, leitura anterior, a quantidade consumida de KW/h, o valor da tarifa por KW/h e o valor a ser pago pela quantidade de KW/h consumida. Deverão ser estabelecidos gruposde até 4 alunos para a execução desse desafio. É importante que os grupos não se alterem para elaboração de cada etapa.

ETAPA № 1
 Aula tema: Tipos primitivos de dados, estrutura de controle. Classes, atributos, métodos (características e comportamento). Classes e objetos (instanciação). Esta atividade é importante para que você compreenda os conceitos básicos da programação orientada a...
tracking img