Atps processos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3295 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distância

Atividade Prática Supervisionada - ATPS
Disciplina: Processos Gerenciais
Prof. Lincon Lopes
Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Elton Francisco Souza-5540125281

Nome: Carlos M. Cuadra dos Santos– RA 560123288Nome: Douglas F. G. da Silva – RA 5560123289




Nome: Wesley Carvalho Silva– RA 5560123297


nome – RA 00000000









Pindamonhangaba - SP
2012
Planejamento


Nenhuma empresa deve apostar na sorte, agir por impulsos e improvisos, pois qualquer imprevisto poderia por a prova de fogo sua sobrevivência.Vivemos em um mundo de incertezas e constantes mudanças, e isso naturalmente afeta direta ou indiretamente no desempenho e desenvolvimento de uma empresa.
Segundo o dicionário, “planejamento significa levantamento e ordenação de atividades e recursos que devem ser seguidos para atingir o objetivo traçado.” Um planejamento tem como objetivo solidificar o futuro da empresa, definirobjetivos futuros a serem alcançados em um determinado tempo e como, projetar, programar, planificar, evitando grandes gastos e definindo controles em decisões a serem tomadas. Isso prevê e previne possíveis mudanças no ambiente geral que poderia interferir os resultados positivos a ser buscado, estar preparados para incertezas futuras e garantir a sobrevivência e sucesso da empresa com eficiência eeficácia.
Segundo a hierarquia organizacional, existem três tipos de planejamento:
O planejamento estratégico, que é realizado pelo nível institucional da empresa com participações de todos os que envolvem a empresa, esse nível enxerga a empresa como um todo e realiza um planejamento de longo prazo, grandes mudanças (objetivos e metas, estratégias de diversificação de expansão, administrativae financeira, métodos e planos de crescimento), preparam a empresa para incertezas e ao grande grau de variações de mercado, preparando-a com previsões de possíveis deslizes. São decisões centralizadas, não repetitivas e não programadas.
O planejamento tático, que é realizado pelo nível intermediário, área administrativa, divida em departamentos (mercadológico, financeiro,produção/operações e recursos humanos), o que muitas vezes pode vir a trazer problemas em relação à competição, pois trabalha com objetivos individuais, a competição se eleva. Realiza um planejamento de médio prazo, menos complexo do que o planejamento estratégico, apenas reduz incertezas e permite a programação com decisões administrativas com objetivo de proporcionar melhor desempenho, encontrando a natureza doproblema da organização, aquisição e desenvolvimento de recursos, tomando decisões-chaves em relação à estrutura do fluxo de informações, de autoridade, responsabilidade, estrutura de conversão de recursos, aquisição e desenvolvimento de recursos financeiros, humanos e materiais.


O planejamento operacional, que é realizado pelo nível operacional, o planejamento é de curto prazo, apenasexige uma tarefa ou operação específica, como planos de vendas lucros produção, carreiras, treinamentos, manutenção, investimentos, promoção, propaganda, fluxo de caixa, suprimento, remuneração, recrutamento e seleção, aquisição de novos equipamentos, orçamentário de despesas, pesquisa de mercado, relações públicas, receitas, racionalização e benefícios sociais. São metas operacionais programadas erepetitivas.
No entanto, para qualquer tipo de planejamento é importante estar preparado para as mudanças constantes que acontecem no mercado, ter visão futura capaz de prever essas mudanças e basear o planejamento com alternativas distintas com objetivo prevenir a empresa contra possíveis declínios que caso não evitados, podem vir a abalar todo um planejamento interferindo no...
tracking img