Atps: processos gerenciais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2194 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ANHANGUERA EDUCACIONAL

FACULDADE DE CAMPINAS UNIDADE


ATPS: Processos Gerenciais

TGRH - 2º Ano

Campinas
2011

Capitulo 7 Planejamento estratégico
O planejamento estratégico representa a forma de como a empresa pode colocar em ação o que esta apenas no “papel”. O planejamento estratégico identifica ‘’o como fazer’’ para que a empresa possa alcançarseus objetivos.Contudo este planejamento deve ser aplicado a longo prazo,quando se trata de um local estável e ou estabilizado considera-se um longo prazo de cinco ou mais anos.Já em um local turbulento o longo prazo é de no maximo doze meses estando assim atualizações constantes .O planejamento estratégico existe para que exista a coerência e a consistência ao que está incerto.Deve-se contarcom a participação não apenas de níveis institucionais mas contar com a participação do gerente de linha que possui profundo conhecimento em sua área de atuação.

Capitulo 8 Planejamento Tático

O Planejamento Tático integra a estrutura da organização para fazer frente aos desafios estratégicos estabelecidos. Ele não é de longo prazo (isso esta no estratégico), masdevem ir além do dia-a-dia, tendo uma visão de médio prazo e é neste momento que os “gestores executivos” têm a oportunidade de colocar suas contribuições, analisando a organização como um todo e estabelecendo os planos para alcançar os objetivos estratégicos. O planejamento tático da segurança empresarial tem por objetivo a realização de um estudo prático de análise de riscos corporativos queafetam os ativos tocaveis e intocáveis da empresa. Pode ser realizado pelo gestor de segurança da empresa, já que é desenvolvido nos níveis intermediários da organização. Nele compara-se o custo versus os benefícios, sempre integrando os meios organizacionais, com a reformulação ou criação de normas e procedimentos, com os recursos humanos e os meios técnicos, sejam ativos ou passivos. Lembrandoque esses três fatores somados são primordiais para alcançar os objetivos pretendidos, por meio da eficiência, eficácia e efetividade esperadas em um planejamento de segurança. Além disso, sabe-se que o planejamento tático deve estar alinhado às políticas de segurança da empresa, visando objetivos empresariais. Atualmente, o planejamento possui sete fases, que consistem basicamente na identificaçãodos perigos reais e potenciais, na identificação dos fatores de risco, elaboração do diagnóstico, análise e após a classificação de risco, plano de ação, controle e avaliação.

Características Principais:

 Processo permanente e contínuo;
 Aproxima o estratégico do operacional;
 Aproxima os aspectos incertos da realidade;
 É executadopelos níveis intermediários da organização;
 Pode ser considerada uma forma de alocação de recursos;
 Tem alcance mais limitado do que o planejamento estratégico, ou seja, é de médio prazo;
 Produz planos mais bem direcionados às atividades organizacionais.

Conceito:
Representa uma tentativa da organização de integrar o processo decisório e alinhá-lo à estratégia adotada,para orientar o nível operacional em suas atividades e tarefas, a fim de atingir os objetivos organizacionais anteriormente propostos (CHIAVENATO, 1994).
O Planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente o que se deve fazer e quais objetivos devem ser alcançados.
O Planejamento tático por se refere ao nível intermediário da organização, ou seja, ao nível dos departamentos ouunidades de negocio da empresa. Como tal, ele é elaborado pelos gerentes ou executivos no tocante ao programa de atividades de seu órgão.
O planejamento é sempre voltado para o futuro, e esta intimamente ligada com previsão
O planejamento se preocupa com a racionalidade de tomada de decisão, pois funciona como meio de orientar o processo decisório.
O planejamento seleciona entre as várias...
tracking img