Atps processo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5160 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
« COMO DESENHAR FLUXOGRAMAS DE PROCESSOS DE NEGÓCIO – 1 Parte – Introducao Conceitos e ModelosENTENDENDO COMO FUNCIONAM OS ATAQUES CIBERNETICOS EM MASSA TIPO DDOS E DRDOS »
COMO DESENHAR FLUXOGRAMAS DE PROCESSOS DE NEGOCIO – 2 Parte – Levantamento Analise e Desenho do Fluxograma
julho 10, 2011 por Aghatha Maxi Consulting
COMO DESENHAR FLUXOGRAMAS DE PROCESSOS DE NEGÓCIO
Parte 2 –Levantamento, Analise e Desenho Fluxograma (Passo-a-Passo).


COMO DESENHAR FLUXOGRAMAS DE PROCESSOS DE NEGÓCIO – Parte 2 – Levantamento, Analise e Desenho Fluxograma (Passo a Passo) – Rev.2.
Em continuação primeira parte do artigo ”Como desenhar fluxogramas de processos de Negócio”, trataremos neste artigo algumas técnicas que podem ser utilizadas para a realização de levantamento de informações deprocessos de negócio, analise das informações coletadas e finalmente o desenho do processo de negócio.

1. - Termos e Nomenclaturas Utilizados:

Analista: Pessoa Responsável pelo levantamento, a analise e confecção do fluxograma de processo.
Usuário: Pessoa responsável pela transmissão do conhecimento do processo a ser analisado e representado graficamente.
Organização: No contexto desteartigo é o Domínio onde os processos de negócio se desenvolvem – Mesmo que Empresa, Filial ou subsidiária.
Unidade de Negócio: No contexto deste artigo, é o local onde um ou mais processos se desenvolvem – Mesmo que Gerencias (Financeiro, Comercial, Controladoria, etc.).
Área de Negócio: No contexto deste artigo é o local responsável pela execução de um ou mais processos – Mesmo que Departamentos(Contas a Pagar, Contas a Receber, Pedidos, Faturamento, Patrimônio, Contabilidade, etc..).
2. - Preparação para a Realização do Levantamento de informações do Processo de Negócio

Recomendamos ao Analista a execução de algumas atividades preliminares que lhe poderão ser muito úteis durante a realização do levantamento e entendimento do processo a ser avaliado, são elas:

2.1 –Entendimento da Estrutura Organizacional

Realizar o entendimento da estrutura organizacional onde o processo está inserido proporcionará ao Analista a “localização” do processo a ser avaliado dentro do contexto da Organização, além da identificação dos cargos/funções e a cadeia hierárquica existente na organização e que possa ter algum vinculo ou relacionamento com o processo a ser avaliado.

E, aindano momento em que o processo for entendido e posteriormente desenhado, pode-se utilizar o Organograma para referenciar corretamente as denominações de cargos e funções existentes, identificar os responsáveis pelas autorizações e ainda identificar as relações processuais existentes entre as “Unidades de Negócio”, se estas estão ou não subordinadas ao mesmo gestor;

Ex:



2.2 – Entendimentodo Modelo de Integração do Negócio

É importante o Analista conhecer o modelo de integração entre os processos de negócio existente na organização, ou seja, possuir uma visão de alto nível dos principais eventos de integração existentes e onde eles ocorrem no contexto de sua estrutura organizacional.

Esta visão auxiliará o Analista no entendimento das integrações entre as Unidades denegócio, suas respectivas Áreas de Negócio e consequentemente entre os Processos que as mesmas executam.

Ex:

Se entendermos que uma Unidade de Negócio (Financeiro) representa um grupo de processo que são executados pelas suas Áreas de Negócio a ela subordinadas (Contas a Pagar, Contas a Receber, Caixa e Bancos, etc…) e que ainda, há pontos de integração e relacionamento entre estes processos(Entrada-Processamento-Saída), conseguimos ter uma visão de alto nível dos processos que são executados na Unidade de negócio (Financeiro) e como eles se relacionam entre si.

Expandindo esta mesma visão, verificando as integrações existentes entre o Financeiro e as demais unidades de negócio da Organização, poderemos entender como a organização funciona e como as suas áreas de negócio interagem e...
tracking img