ATPS PRISCILA

Páginas: 11 (2593 palavras) Publicado: 2 de abril de 2015


THALYTA ABDA NEMEZIO RA: 1588932741
DAYANE DUARTE DA SILVA RA: 1299109321
SINARA SOUZA BISPO RA: 7626699016
ALIDIANE NICOLAU RA: 1576154334






Fundamentos e metodologia de Língua Portuguesa









São Caetano
Março/2015

THALYTA ABDA NEMEZIO RA: 1588932741
DAYANE DUARTE DA SILVA RA:1299109321
SINARA SOUZA BISPO RA: 7626699016
ALIDIANE NICOLAU RA: 1576154334


Fundamentos e metodologia de Língua Portuguesa








Projeto de pesquisa apresentado na disciplina de Fundamentos e Metodologia de Língua Portuguesa, sobre orientação da professora Priscila dos Santos Vidotti, no 4º semestre de Pedagogia da ANHANGUERA DE SÃO CAETANO DO SUL.






SãoCaetano
Março/2015


Sumário

Introdução Resenha 1
Principais Diferenças entre fala e escrita 2
Variação Linguística 3
Conclusão 4
Bibliografia 5
Introdução Alfabetização e o Letramento 6
Texto Alfabetização e Letramento 7
Conclusões Finais. 8










Introdução

Através desta resenha apresentaremos alguns assuntos tratados no livro Variações Linguística: Fundamentos e Metodologia de LínguaPortuguesa, de (PLT 493 GOMES, Maria Lúcia de Castro Capítulo 2).
A autora através deste livro destaca os principais fundamentos e metodologia de língua portuguesa que vem sendo aplicadas em diversas instituições de ensino.
Iremos focar no capitulo 2, sendo formado por temas de amplitude que o torna de uma importância para todos os profissionais da área educacional. Descrevendo do livro texto, que temcomo assunto principal: Variação Linguística, pontuar as principais diferenças entre linguagem verbal e escrita, a fonética e suas alterações, nos trazendo informações importantes sobre o nosso papel como professores de língua portuguesa, como lidar com questões como o preconceito Linguístico e qual o papel da escola no ensino das normas padrão.
O 2º capitulo que debate as diferenças entre a fala ea escrita, iremos pontuar as principais diferenças entre linguagem verbal e escrita, a fonética e suas alterações, variações linguísticas, problema da língua convencional, linguagem e comunicação, a importância e o poder da língua. Como também apresentados preconceitos que envolvem a linguística.
Serão apresentadas palavras em uma tabela explicativa, cuja grafia é alterada no momento da fala,onde poderemos verificar exemplos de palavras que fazem parte do nosso dia a dia, e que por mais que escrevemos de uma maneira correta, quando falamos, pronunciamos de outra forma diferente da escrita.







PALAVRAS CUJA FONÉTICA É ALTERADA NO MOMENTO DA FALA.
Caixa
Caxa
Travesseiro
Travissêrú
Alho
Alhu
Ave Maria
Armaria
Brigadeiro
Brigadero
Vassoura
Bassoura
Sapo
Sapu
Passear
Passiá
AlmoçoAlmoçu
Alface
Alfassi
Ouro
Oro
Peixe
Pexe
Obrigada
Brigada
Óleo
Ólio
Cajueiro
Cajuero


Posterior as principais diferenças entre fala e escrita, observemos o quadro a seguir:

AS PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE LINGUAGEM VERBAL E ESCRITA
Linguagem é a representação do pensamento, por meio de sinais, os oportunizam a comunicação e socialização. Linguagem verbal é aquela que se utiliza palavra para acomunicação entre pessoas. Linguagem não verbal é aquela que se utiliza de gesto, escrita, movimentos, imagens, etc.
A Linguagem é o código formado pelas palavras, com regras e diversas combinações para a interação entre os indivíduos. Variações linguísticas são as modificações que ocorrem na linguagem em diferentes contextos, condição social, regional, cultural e história do meio ao qual a pessoa estáinserida. Norma culta é a língua padrão, e variações linguísticas de maior importância que se encontra em literaturas, jornais, dicionários e etc. Norma popular são variações de linguagem que não se enquadram nas normas da língua padrão, é uma linguagem aprendida pelo meio familiar, regional, cultural e social.
A fala nos possibilita interagir com as pessoas face a face, já a escrita interage...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ATPS Priscila Correto
  • ATPS CONTABILIDADE Com Os Lan Amentos Da Priscila 1
  • ATPS PRISCILA PASSO 4 Etapa 1
  • priscila
  • Priscila
  • PRISCILA
  • Priscila
  • Priscila

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!