Atps - ppcp

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5737 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE SANTO ANDRÉ
ANHANGUERA EDUCACIONAL







ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS (ATPS)










PROFESSOR: EDNALDO ROQUE


DISCIPLINA: PLANEJAMENTO, PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DA PRODUÇÃO













SANTO ANDRÉ, 13 DE JUNHO DE 2012

Era da produção artesanal até 1850

Aproximadamente até o século XIX, o mundo ocidental erapredominantemente rural e agrícola, os bens eram fabricados por pessoas altamente habilidosas, utilizando ferramentas simples. Um artesão supervisionava de perto o trabalho de vários aprendizes durante um longo período de treinamento.
O nascimento do sistema fabril
No início do século XVIII surgiu o desenvolvimento da força a vapor e a introdução de máquinas que favoreciam a economia do trabalho humano.Era da produção em massa (entre 1850 e 1975)
Na metade do século XIX as fábricas aumentavam em tamanho e produziam grandes volumes de um mesmo produto para atender aos mercados em crescimento, com isso os custos de manufatura caem devido aos contínuos avanços em processos o que permitia o alcance de economias de escala.
Taylor e o movimento da administração científica
Taylor é considerado ofundador da engenharia industrial, sua intenção era eliminar gastos, especialmente esforço físico, minimizando assim custos totais de produção, Taylor defendia o uso padronizado de trabalho, desenvolvido por engenharias de processo. Esse método aumentou a produtividade em até 400%.
O movimento da linha de montagem
Henry Ford combinou os ensinamentos de Taylor com os conceitos da especialização dotrabalho para projetar a linha de montagem em 1913, as linhas de montagem eram compostas por trabalhadores sem habilidades ou com pouca habilidade, as tarefas eram reduzidas ocasionando a estratégia de produção em massa.
Com o surgimento do computador as empresas foram aperfeiçoando suas técnicas de controle, planejando necessidades de materiais (MRP) e o método do caminho crítico (CPM).
No finaldos anos 50 e início doas anos 60 surgiu o uso de métodos quantitativos, enquanto a capacidade de padronização começava a ultrapassar a demanda, surgiu também o marketing como ferramenta das empresas aumentavam a demanda por seus produtos.
Era da produção flexível ou enxuta (a partir de 1950)
Os japoneses desenvolveram um método que envolvia times usando equipamentos flexíveis para produzir umaenorme variedade de produtos e processos provavam que a qualidade era alta e os preços razoáveis. Para tentar acompanhar o ritmo japonês os norte-americanos lançam o processo de reengenharia, modernização de processos e eliminação de atividades que não acrescentam valor.
Satisfazendo o consumidor: as dimensões da competição
A satisfação do consumidor conduz à lealdade. Custo do produto + lucrodesejado = preço de venda. Se o produto for exclusivo o lucro pode ser maior, se não o lucro tem que ser o mesmo do concorrente para não perder mercado.
Nos últimos anos os clientes ficaram mais exigentes e esperam sempre ser surpreendido com a qualidade, não basta apenas suprir as suas necessidades e sim superá-las.
Gestão da Demanda
É a base para o planejamento estratégico da produção, vendas efinanças de qualquer empresa. As previsões são usadas pelo PCP em dois momentos distintos, para planejar o sistema produtivo em longo prazo e para planejar o uso em curto prazo deste sistema produtivo. Para uma boa previsão da demanda o importante é conhecer o mercado, o produto e saber o seu uso, a coleta e análise de dados, quanto mais dados históricos forem coletados e analisados maisconfiáveis será sua previsão da demanda, levando em considerações as variações extraordinárias, como greves e promoções, seleção de técnicas qualitativas e quantitativas.
Técnicas qualitativas obtêm dados subjetivos, os quais são difíceis de representar numericamente, estão baseados na opinião e no julgamento de pessoas chaves, especialistas nos produtos ou nos mercados onde atuam estes produtos....
tracking img