ATPS Planejamento Estrat gico Financeiro Etapa 02

708 palavras 3 páginas
ATPS – Planejamento Estratégico Financeiro – Etapa 02

Relatório de Inflação para 2014 e 2015
PIB
Dinâmica de recuperação segue cercada de incertezas. No 1º tri de 2013 crescimento do PIB foi de apenas 0,6%, aumentando para 1,5% no segundo trimestre. Dados mostraram certa recuperação da indústria, mas fraqueza do consumo.
• O 3º tri e 4º tri devem apresentar dinâmica pior. Retração no 3º tri parece muito provável (-0,2% Qoq%).
• Para o ano de 2013, projeção foi revisada para 2,4% depois dos resultados do 2º tri e do bom resultado de agro. Para 2014, em função do baixo efeito carry-over vindo do ano anterior, alteração foi marginal, para 2,1%.

Fonte.: Valor Econômico

Observa-se que o PIB projetado para o ano de 2014 está definido em 3,1%, aspecto inferior verificado durante o início do governo Dilma Roussef e assim nos mostra que um dos pilares do crescimento na economia a inclusão dos programas sociais não satisfazem mais os motores de crescimento de renda e crescimento do país.

Mercado de Trabalho
Apesar da inesperada queda para 5,3% em agosto, perspectiva para a taxa de desemprego é de ligeira alta para os próximos meses.
• Ocupação tem exibido menor crescimento neste ano, mas mesmo movimento tem sido observado na população economicamente ativa (PEA). Esta tendência impõe limites para a alta da taxa de desemprego.
• Neste contexto, projeções para 2013 e 2014 apontam médias de 5,6% e 5,8%. Menor aquecimento do mercado de trabalho também se refletirá nos ganhos mais modestos da renda e massa salarial real no período.

Fonte.: IBGE
Vendas no Varejo
Após um longo período de desempenho positivo, consumo tem perdeu fôlego no primeiro semestre. Entre janeiro e agosto vendas no varejo restrito cresceram apenas 3,5% ante o mesmo período do ano anterior. Em 2012, expansão havia sido de 8,4%.
•Dados de julho e agosto surpreenderam positivamente. Baixa inflação de alimentos nestes meses e programa “Minha casa melhor” explicam desempenho melhor.

Relacionados