Atps pesquisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1947 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIDERP OSASCO – SERVIÇO SOCIAL - 5º SEMESTRE
PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL



TITULO: SISTEMA DE MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS
TUTOR EAD: MARIA CLOTILDE PIRES BASTOS
OSASCO, 19 DE SETEMBRO DE 2012.

IDENTIFICAÇÃO E DADOS DA INSTITUIÇÃO

Nome: Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania - SASC – Carapicuiba
Endereço: R Maria Helena, 110.
Centro -Carapicuíba – SP - CEP: 06320-070Telefone (011) 4183-7693
E-mail: seps@carapicuiba.sp.gov.br

DADOS DO SUPERVISOR DE DE CAMPO

Nome: Elaine Santos de Souza
Numero Numero do CRESS - 41929
E-mail: elaine.social@hotmail.com

INTRODUÇÃO:

A pesquisa enquanto dimensão formativa para o Serviço Social possui grande importância e relevância para o desenvolvimento de um profissional qualificado a atender as necessidadesimpostas ao cotidiano.
A profissão de Serviço Social desenvolveu em sua origem uma postura assistencial, voltado para atender as demandas imediatas da população menos favorecida pelo poder público, embasada no conservadorismo, ainda presente nas atitudes profissionais, o assistente social na sua atuação profissional precisa aprimorar os conceitos teóricos, a linguagem e a pesquisa como praticadiária de trabalho. Pois, só usando a teoria com a pratica é que podemos capacitar um profissional capaz de atuar com eficiência e eficácia em seu ambiente de trabalho.
Dessa forma vemos que esse é o tipo de pesquisa a que mais se dedicam os assistentes sociais e outros pesquisadores sociais.
Objetivo geral da pesquisa é proporcionar o atendimento aos adolescentes e famílias inseridos nas medidassocioeducativas, através de orientação, acompanhamento e inserção em programas que assegurem seus direitos fundamentais estabelecidos na lei 8069/90 do Sinase, promovendo ações que possibilitem a construção de vida restabelecendo o convívio-familiar e comunitário e a ruptura da pratica do ato infracional. Cada pesquisa social tem um objetivo específico. As pesquisas se classificam em três níveis depesquisa: descrição, classificação e explicação.
Descrição: consiste em enumerar os parâmetros quantitativos e qualitativos para que possamos fornecer uma definição de alguma coisa. O que nos faz entender o que necessita o caso que estamos acompanhando.
Classificação: É a analise do problema a ser tratado no decorrer da pesquisa onde as idéias tratadas propõem uma solução. Apesar do nossoponto de vista temos que ver o que é que o usuário quer.
Explicação: implica na Ação de explicar de forma clara e objetiva o problema é saber interpretar o texto e justificar o conteúdo e tentar encontrar uma solução.

RELATORIO DE PESQUISAS SOCIAL EDUCATIVA - Etapa 1

A Pesquisa é responsável pelo acompanhamento, desenvolvimento e avaliação de projetos e relatórios de pesquisa, no âmbito doCampo de atuação. Sendo assim:
1- trata-se da natureza e do significado das medidas socioeducativas e da diferença entre a punição e a responsabilidade dos adolescentes autores de ato infracional.
2 – A política de atendimento socioeducativo e sua gestão – explora-se a concepção e o suporte institucional da política nacional de proteção e socioeducação de crianças e adolescentes autores de algumtipo de crime.
3 – serão determinados os mecanismos de financiamento previstos na legislação para dar suporte e viabilização às iniciativas, do Governo.
4 – O papel do Município no atendimento socioeducativo serão especificados os procedimentos e as recomendações aos gestores locais visando à implementação e à obtenção de resultados eficazes das medidas socioeducativas.
5 – Na gestão dosprogramas de atendimento socioeducativo são exploradas as lições aprendidas nas situações avaliadas e, com base nelas, são alinhadas recomendações específicas ao conjunto dos atores locais necessariamente envolvidos no processo.
O...
tracking img