Atps pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5617 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA

ADRIANA DE SOUZA SANTOS – RA 2317372462
DIÓGENES CÉSAR TAVARES DE ALMEIDA – RA 2380479749
JOICE LÚCIA TAKAFUJU MARQUES PAVÃO – RA 2337465685
LAÍS ELANIA DE JESUS – RA 2330429003
LUCIANA DE GATO MOREIRA CARVALHO – RA 3333548621





MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL CONTEMPORÂNEO.







TABOÃO DA SERRA, SP.
2012
UNIVERSIDADEANHANGUERA

ADRIANA DE SOUZA SANTOS – RA 2317372462
DIÓGENES CÉSAR TAVARES DE ALMEIDA – RA 2380479749
JOICE LÚCIA TAKAFUJU MARQUES PAVÃO – RA 2337465685
LAÍS ELANIA DE JESUS – RA 2330429003
LUCIANA DE GATO MOREIRA CARVALHO – RA 3333548621





MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL CONTEMPORÂNEO.







TABOÃO DA SERRA, SP.
2012
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DAPEDAGOGIA.
Precisamos entender as bases do passado para formarmos o “hoje “, o que somos e nos transformamos.
A História da Educação e da Pedagogia relata à ação do homem no tempo, o que ele faz, conta os feitos heroicos gregos passando de geração em geração e a cultura é construída com base na educação.
Para entendermos o presente de onde surgiram as raízes, precisamos compreender o passado e comoas coisas aconteceram ao logo dos períodos até os dias atuais. O tempo é o sentido da vida, é através dele que damos o presente e pensamos no futuro, nossa vida é uma constante busca.
Existem momentos centrais da História da Educação: Catecismo era de educação específica para dominar e educar os índios; no século XVII os teóricos valorizam as crianças; em 1590 aparece o primeiro livro para aeducação e hoje nós estamos contribuindo para essa história, não adianta entende-la se não tivermos competências para ensinar, pois todos nós somos seres pensantes.
A utilização da História da Educação no processo de formação de professores consiste na apresentação de um documento histórico, que apresenta vários pontos de vistas sobre um fato ou contexto, em que se apoia num determinado período demudança sócio-política.
Demonstrando que as constantes mudanças na educação ocorreram devido a sua interação entre a esfera social, e a ação das políticas governamentais que regeram o Brasil em diferentes momentos históricos, dessa forma se não define e nem se conceitua um fato ou uma situação histórica que fundamente a educação brasileira.
A utilização da História da Educação também contribuipara formação do educando, pois assim se pode pensar e analisar como esses momentos da Pedagogia pode ser instrumento de aprendizado do aluno, e não apenas de aprendizado para futuros professores.
Sendo assim, a História da Educação relata fatos e construções sociais que influenciam a formação de uma sociedade, além é claro de demonstrar uma ordem dos acontecimentos, que podem ser entendidos como aquestão do tempo.
Isto é algo bastante discutido pelas correntes pedagógicas que contribuíram para a formação do nosso sistema educacional. Além desses aspectos também se destacam a construção da Educação Brasileira que assim como a História mostra uma série de mutações que permitiram a fundamentação de um sistema educacional diversificado metodologicamente e didaticamente.
No entanto muitasvezes engajado nos movimentos sociais, como as obras de Paulo Freire, que têm como maior símbolo o processo de ensino para jovens e adultos, o chamado EJA, e também vimos a educação como manobra política e de propaganda durante o período da Era Vargas, por isso que a educação brasileira se interage com os momentos históricos.
A construção da História é fundamentada a partir dos movimentos sociaisoriginados pelo homem, e a Educação como obra genuinamente humana relata e completa esses movimentos com a tão famosa prática interdisciplinar entre a prática educacional e a sociedade.
O sistema de ensino tal como existe hoje é em grande parte produto de forças históricas, econômicas e sociais que nem sempre operou de modo consciente de alguma maneira, o sistema atual de ensino é este porque é...
tracking img