Atps pcp

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1821 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP
Centro de Educação a Distância
Graduação em Tecnologia em Logística










ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO



















PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO













Três Lagoas/MS
Abril / 2012
SUMÁRIOINTRODUÇÃO....................................................................................................... 3
ETAPA 1 – PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO.......................... 4
ETAPA 2 – PROGRAMAÇÃO DA PRODUÇÃO.........................................................
5
ETAPA 3 – CONTROLE DA PRODUÇÃO.......................................................... 7
ETAPA 4 – CONTROLE DEESTOQUES..........................................................
10
CONCLUSÃO....................................................................................................... 12

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA..........................................................................
13












INTRODUÇÃO

A preocupação constante do empresário moderno é de oferecer sempre produtos e serviços com altos índices de qualidade.Ser competitivo é ter qualidade nos produtos e/ou serviços, e bons preços. Conhecer o ambiente interno da empresa e avaliar o que ocorre no ambiente externo é o primeiro passo a ser dado. Desta forma, o empresário poderá visualizar o que pode interferir positiva ou negativamente em seus negócios, e aí sim, passar para a fase mais nobre dentro do conceito da administração de negócios, que éPlanejar. A função do Planejamento e Controle da Produção torna-se de suma importância numa empresa que busca a adequação de seus sistemas de produção, de gestão empresarial e logística, frente às mudanças ocorridas em seu setor de negócios e uma vantagem competitiva decorrente das novas exigências do mercado, dos consumidores e clientes.













ETAPA 1 – PLANEJAMENTO E CONTROLE DAPRODUÇÃO

Planejamento e Controle de Produção é a atividade de decidir sobre o melhor emprego dos recursos de produção, assegurando, assim, a execução do que foi previsto. O objetivo maior do Planejamento e Controle são garantir que a produção ocorra eficazmente e produza produtos e serviços como deve. O planejamento e o controle são utilizados em todos os momentos do processo de Produção e temo objetivo de traçar objetivos mais bem definidos, utilizar os recursos de maneira racional, corrigir possíveis falhas e distorções, obtendo com isso resultados muito mais satisfatórios.
Planejar e controlar, então significa garantir que os recursos produtivos estejam disponíveis na quantidade, no momento e no nível de qualidade adequado. Entre os tipos de planejamento e Controle utilizado pelasindústrias está: planejamento e controle de capacidade produtiva; de estoque, da cadeia de suprimentos, MRP, Just in Time, de projetos e, finalmente, planejamento e controle de qualidade. Entre os resultados alcançados com o Planejamento e Controle da Produção estão altos índices de produtividade e qualidade, menor índices de falhas, menor custo de produção, entre outros. Assim, o Planejamento eControle da produção levam a empresa a produzir com maior perfeição, rapidez e menor custo, obtendo assim, maior, lucratividade. A palavra chave para o planejamento: controle, eficiência, planejamento, produção, produtividade.
O Just in Time é uma abordagem disciplinada, que visa aprimorar as produtividade global e eliminar os desperdícios. Ele possibilita a produção eficaz em termos de custo,assim como o fornecimento apenas da quantidade necessária de componentes, na qualidade correta, no momento e locais corretos, utilizando o mínimo de instalações, equipamentos, materiais e recursos humanos. (VOSS, apud SLACK ECT al., 1997, p. 474).



ETAPA 2 – PROGRAMAÇÃO DA PRODUÇÃO

Segundo o livro de Idalberto Chiavenato, o planejamento e controle da produção são o primeiro e ultima...
tracking img