Atps pastilhas de desgaste para torno

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1605 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Engenharia Mecânica:
Michael Ap. Camargo de Assis 1091134394
Samuel Tiego R. da silva 1094130574
Leandro José Stianti 1053006440
Eli Leandro de Paula 1053003246
Anderson Tomintes de Sousa 1065129382
Tiago Anacleto Passolongo 1001791635
Carlos Henrique P. Ferreira 1054020934

Engenharia Mecânica 6ª Série

Ferramentas para Torneamento

Um dos principais componentes para se ter oprocesso de torneamento com certeza são suas ferramentas de corte. Essas ferramentas ao longo do tempo foram sofrendo alterações tanto na sua geometria, mas principalmente no seu material devido à grande evolução dos tornos falando diretamente de seus aumentos de parâmetros de corte que obrigaram também a uma evolução das ferramentas de torneamento.
Hoje em dia para torneamento podemos dizerque 90% das operações em tornos tanto mecânicos como em CNC (comandos numéricos computadorizados ) usa-se o metal duro como material das ferramentas , salvo as operações de furo que ainda usa-se a broca de aço rápido na grande maioria das vezes e em situações especiais que podem usar ferramentas de PCD ( diamante ) e de cerâmicas.
Quando falamos de ferramentas de metal duro, não quer dizer que elaé toda de metal duro, mas sim somente a parte de corte sendo que seu corpo é de aço temperado.

O QUE É PASTILHA DE METAL DURO?
 
Trata de um produto composto de elementos duros e aglomerantes, que são sintetizados. Desses produtos destaca-se o Carboneto de Tungstênio (que é uma composição química entre um metal e o carbono) e o Cobalto. Com isso na reação, mais Carboneto de Tungstênioresulta num metal duro mais duro (quebradiço), e mais Cobalto em um produto mais tenaz (porém menos resistente ao desgaste).

COMO É FABRICADO O METAL DURO?
Depois que o carboneto de Tungstênio e o Cobalto, (em alguns casos também em outros carbonetos, tais como: Titânio, Tântalo e Nióbio) tenham sido moídos em um pó fino, os mesmos são prensados para formar pastilhas e em seguida sintetizados emfornos especiais de sinterização.
Uma grande parte da arte de fabricar o metal duro consiste em saber calcular o tamanho da pastilha pronta, tendo em vista que o volume, durante a sinterização, reduz-se para aproximadamente a metade.
Atualmente, a técnica de prensar permite que se faça pastilhas prensadas diretamente, ou seja, podem ser feitas com as medidas exatas, durante a operação deprensagem. Os componentes da pastilha de metal duro são: Carboneto de Tungstênio (WC), Carboneto de Tântalo (TaC), Carboneto de Titânio (TiC), Carboneto de Nióbio (NbC) e Cobalto (Co), sendo que
WC= Resistência ao desgaste a altas temperaturas;
Co= Tenacidade (resistência a choques mecânicos);
TiC, TaC, NbC= Resistência a craterização.

CICLO DE FORMAÇÃO DO METAL DURO
* Etapa 1
A principalmatéria prima para a fabricação do metal duro é a xelita, com alto teor de Tungstênio.
Na primeira parte do processo, o minério passa por uma série de tratamentos químicos e mecânicos tais como: moagem, lavagem, filtragem, aquecimento e nova lavagem até chegar ao Tungstênio metálico puro em pó.
* Etapa 2
Depois de inspecionado, este Tungstênio metálico (W) com impurezas de somente 0,0001% émisturado com o Carbono (C) em pó. As proporções são determinadas acuradamente para segurar que a correta composição seja obtida. A mistura então é levada ao forno, sofrendo uma carburização elevando-se o conjunto a uma temperatura de aproximadamente 1.700ºC. Desta maneira obtêm-se o Carboneto de Tungstênio (WC), que é o componente do metal duro.
* Etapa 3
Assim, os vários pós – WC, Co, eoutros carbonetos – são misturados e moídos em um grande moinho de bola. Após este processo os diversos pós-metálicos são misturados com cera em pó e prensados em forma de briquetes. Esses briquetes são pré-sinterizados a uma temperatura aproximada de 900 a 1.000ºC em atmosfera controlada. A consistência do produto pré-sinterizado assemelha-se a grafite de lápis e por tanto devem ser manipulados...
tracking img