ATPS Museo Do Ipiranga 01 1 3B

605 palavras 3 páginas
História da Educação e da Pedagogia
Prof. Wagner

Nome: RA:
Ariane Ramos da Silva RA: 3715646185
Graziele de Aquino Teixeira RA: 3715676286
Maria Ap. Lopes de Araújo Barros RA: 3708635041

MUSEU DO IPIRANGA

Introdução:
Apesar de ser mais conhecido pelo nome do bairro onde se localiza, este museu histórico chama-se, oficialmente, "Museu Paulista da Universidade de São Paulo". Inaugurado em 1890.
Atualmente é um dos ícones da cidade e sua importância é marcada tanto pela imponência do prédio e de suas instalações quanto pela grande parte da história do Brasil que o cerca.
O seu acervo é formado por muitos objetos, trajes, mobílias, utensílios e obras de arte que pertenceram a figuras da história brasileira como bandeirantes, imperadores e barões paulistas do café. Imagens do século XVII a meados do século XX.
Ao entrarmos no museu do Ipiranga as primeiras impressões que tivemos foi de estar entrando em um lugar fora do Brasil. O estilo arquitetônico do Museu e o paisagismo lembram os Palácios Europeus, com seus jardins e desenhos geométricos extremamente perfeitos. A arquitetura e construção são de tirar o fôlego é surpreendente, e apesar de não terem a tecnologia de hoje as construções eram perfeitas e extremamente belíssimas.
Desenvolvimento:
O museu de São Paulo esta localizada as margens do Ipiranga lugar onde o museu foi construído nos trazendo a memória a Independência do Brasil logo nós nos lembramos do Hino Nacional “Ouviram do Ipiranga as Margens Plácidas”.
O mais famoso quadro feito especialmente para o Centenário se encontra no Salão nobre do palácio, o quadro de Pedro Américo, “Independência ou Morte”, também conhecido como o “Grito do Ipiranga” é principalmente uma das obras mais famosas do país. Projetado em um cavalo branco está

Relacionados