ATPS MICROBIOLOGIA E IMUN

5868 palavras 24 páginas
PLANILHA DE DOENÇAS
EQUIPE:

NOME
RA
ALUNO 1:
AdelilsonWaquim Maia
419577
ALUNO 2:
Elizete Sena Soares Prado
415951
ALUNO 3:
Jacielda Cabral Maia
431283
ALUNO 4:
Jônatas Soares de Sousa
442157
ALUNO 5:
LibnyThamy Assunção Damasceno
422684

TABELA DAS PRINCIPAIS BACTÉRIAS CAUSADORAS DE DOENÇAS NO SER HUMANO
AGENTE ETIOLÓGICO
DOENÇA
ASPECTOS IMUNOLÓGICOS
FORMAS DE TRANSMISSÃO
RELAÇÃO PATÓGENO-HOSPEDEIRO
FORMA DE DIAGNÓSTICO
PREVENÇÃO
TRATAMENTO
Streptcoccus pyogenes
E
R
I
S
I
P
E
L
A

A erisipela é uma infecção bacteriana da pele aguda, mas que pode numa porção mais profunda atingir o tecido subcutâneo (derme profunda e tecido gorduroso).
Através de um pequeno ferimento (picada de inseto, frieiras, micoses de unha, etc.) na pele ou na mucosa, disseminam-se pelos vasos linfáticos e podem atingir o tecido subcutâneo e o gorduroso.
Na maioria dos casos, a lesão tem limites bem definidos e aparece mais nos membros inferiores. Aparece geralmente nas pernas, mas pode surgir na cara, tronco e braços. O tempo de incubação pode ir até oito dias, mas a progressão é rápida, podendo atingir áreas extensas em pouco tempo.
O diagnóstico é feito através da observação da pele e dos sinais e sintomas descritos pelo doente. Podem ser realizadas análises ao sangue para avaliar a evolução da doença.
Secar bem entre os dedos dos pés para evitar o ferimento e a entrada da bactéria, usar meias limpas e fungicidas regularmente e evitar traumas com o ato de coçar a pele. Controlar o peso e a diabetes também diminui o risco de contrair a infecção pela Erisipela.
Administração de antibióticos orais. A penicilina intramuscular (benzetacil) é o remédio mais recomendado pelos médicos, porém a amoxicilina, a cefradina, o cefradoxil, o ciprofloxacino, a eritromicina, a claritromicina e a clindamicina são outras substâncias que auxiliam no tratamento da infecção.
Mycobacte-rium tuberculosis ou bacilo de Koch
T
U
B
E
R
C
U
L
O
S
E

Tuberculose é uma infecção causada pela bactéria

Relacionados

  • Bizús de enfermagem
    145457 palavras | 582 páginas