Atps matematica financeira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1535 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
ADMINISTRAÇÃO

ALUNO
ALUNA

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS MATEMÁTICA FINANCEIRA: JUROS SIMPLES E COMPOSTOS

TAGUATINGA – DF
2012

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
ADMINISTRAÇÃO

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS MATEMÁTICA FINANCEIRA: JUROS SIMPLES E COMPOSTOS
Trabalhoatividades práticas supervisionadas Matemática Financeira,
Juros Simples e Compostos calculadora HP e Excel

TAGUATINGA – DF
2012

SUMÁRIO

* RESUMO ------------------------------------------------------------------------ 04
* INTRODUÇÃO ----------------------------------------------------------------- 05
* DESENVOLVIMENTO
1. Etapa 1: Noções de Juros Simples (lineares) eJuros Compostos (exponenciais)----------------------------------------------------------- 06
2. Etapa 2: Utilizando calculadora financeira HP12C------------- 08
3. Etapa 3: Utilizando Planilhas Excel ------------------------------- 10
4. Etapa 4 : Utilizando Planilhas Excel e HP12C ------------------ 11
* CONCLUSÃO ------------------------------------------------------------------14
* REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ------------------------------------- 15

RESUMO

Este trabalho apresentará conceitos da matemática financeira e um maior foco em dois assuntos muito utilizados nessa disciplina: juros simples e juros compostos. Também exemplificará situações de financiamentos com os dois tipos de juros para comparação e análise.

Palavras - Chave: Juros Simples,Juros Compostos

4
INTRODUÇÃO

A matemática financeira é muito importante em nosso cotidiano, não somente do exercício de nossas funções no local de trabalho, mas também no dia-a-dia dos cidadãos como consumidores.
Observaremos notórias diferenças em cálculos de juros, que muitas vezes são ignorados pelo desejo de consumo ou também por omissão de vendedores em busca de maiorlucro.

5
1. Etapa 1: Noções de juros simples (lineares) e juros compostos (exponenciais):

A Matemática Financeira, é o ramo da Matemática Aplicada que estuda o comportamento do dinheiro no tempo. A Matemática Financeira, pois, busca quantificar as transações que ocorrem no universo financeiro levando em conta a variável tempo, ou seja, o valor monetário no tempo. As principais variáveisenvolvidas no processo de quantificação financeira são: a taxa de juros, o capital e o tempo.
Devemos entender como Juros, a remuneração de um capital aplicado a certa taxa, durante um determinado período, ou seja, é o dinheiro pago pelo uso de dinheiro emprestado. Portanto, Juros (J) = preço do crédito.
Costuma-se especificar taxas de juros anuais, trimestrais, semestrais, mensais,etc., motivo pelo qual deve-se especificar sempre o período de tempo considerado.
Juros Simples: Quando a taxa de juros incide no decorrer do tempo, sempre sobre o capital inicial, dizemos que temos um sistema de capitalização simples.
Juros Compostos: Quando a taxa de juros incide sobre o capital atualizado com os juros do período (montante), dizemos que temos um sistema de capitalizaçãocomposta. É também conhecido como "juros sobre juros".
Na prática, o mercado financeiro utiliza apenas os juros compostos, de crescimento mais rápido (enquanto os juros simples crescem segundo uma função do 1º grau – crescimento linear, os juros compostos crescem muito mais rapidamente – segundo uma função exponencial).
A diferença ocorre, pois o crescimento do principal segundo juros simples éLINEAR enquanto que o crescimento segundo juros compostos é EXPONENCIAL, e, portanto tem um crescimento muito mais "rápido".
Exercício Proposto:
Um capital de R$ 80.000,00 foi aplicado numa instituição financeira que remunera o capital a uma taxa de juros de 1,2% ao mês (livre de impostos). Calcule o valor dos juros e montante, nos sistemas de capitalização simples e composta utilizando...
tracking img