Atps matematica ] financeira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1263 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO



A Atividade Prática Supervisionada apresentará conceitos da matemática financeira e um maior foco em dois assuntos muito utilizados nessa disciplina: juros simples e juros compostos. Também exemplificará situações de financiamentos com os dois tipos de juros para comparação e análise.






































ABSTRACTSupervised Practice Activity present concepts of financial mathematics and a greater focus on two issues much used in this discipline: simple interest and compound interest. Also exemplify situations of funding with two types of interest for comparison and analysis.






























SUMÁRIO



Introdução……………………………………………………………………………………4
1. Conceitosda Matemática Financeira...............................................................................5
2. Juros Simples (lineares)…………………………………………………………………5
3. Juros Compostos (exponenciais)………………………………………………………..6
4. Exercício – etapa 1………………………………………………………………………7
5. Exercicio – etapa 2………………………………………………………………………8Conclusão................................................................................................................................9
Referencias Bibliográficas.....................................................................................................10


























INTRODUÇÃO



A Atividade Prática Supervisionada nos evidenciará como a matemática financeira é importante em nosso cotidiano, nãose tratando somente do exercício de nossas funções no local de trabalho, mas também no dia-a-dia dos cidadãos como consumidores.
Observaremos notórias diferenças em cálculos de juros, que muitas vezes são ignorados pelo desejo de consumo ou também por omissão de vendedores em busca de maior lucro.





























1. FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICAFINANCEIRA


Segundo o PLT-199 - Matemática Financeira de Cristiano Marchi GImenes “ A matemática financeira pode ser sua maior ferramenta na tomada de decisão do dia-a-dia”.
A maioria das operações financeiras são voltadas aos juros simples e compostos, isso é muito claro nas operações de bancos e reflete no custo básico do dinheiro na economia quando o Banco Central impõe alterações, como exemplo:Quanto maior as taxas de juros, conseqüentemente maior será o custo do dinheiro.
A Matemática Financeira se encontra presente em diversas outras disciplinas, como: Administração financeira ou Orçamentária, Contabilidade de Custos, Produção, etc., pois estas também precisam se gerenciar financeiramente para valorizar seu capital, tomadas de decisão ou quem sabe expandi-lo através de aplicações ouinvestimento em ativos por exemplo.



2. JUROS SIMPLES (LINEARES)


Os juros em sua utilização promovem a remuneração do capital, essas situações ocorrem na maioria dos casos por que as pessoas desejam o consumo imediato e se mostram dispostos a pagar por esse adiantamento do bem.
Os juros simples raramente são utilizados, ele consiste em cada intervalo de tempo ser sempre calculado pelocapital inicial, ainda pode ser visto em operações de curtíssimo prazo e no processo simples de descontos de duplicatas.











3. JUROS COMPOSTOS (EXPONENCIAIS)


Os juros composto é a maneira mais utilizada nas operações, como: compras á prazo, empréstimos, aplicações em poupança, etc., e representa como foi citado anteriormente como uma remuneração sobre o capitalempregado.
No regimento dos juros compostos o capital inicial é calculado pela taxa designada de juros e corrigido período a período, ou seja, ele é calculado sobre o montante do mês anterior. Esse regime logicamente é mais usado por ser mais vantajoso e rentável as entidades que fornecem os serviços exemplificados acima.

























EXERCÍCIO – Etapa 1...
tracking img