Atps matematica etapa3passo1

689 palavras 3 páginas
Para falar em Matemática Financeira, inicialmente temos de definir alguns conceitos básicos, como os de Juro, Capital, Taxa de Juros, Capitalização Simples e
Composta e Montante.
Juro é a remuneração do capital emprestado, podendo ser entendido, de forma simplificada, como sendo o aluguel pago pelo uso do dinheiro.
Quem possui recursos pode utilizá-los de distintas maneiras: na compra de bens de consumou ou produção, na aquisição de serviços, pode investi-lo emprestando-o a terceiros ou, ainda, adquirindo títulos de renda fixa ou variável.
Constantemente o cidadão se depara com diversas opções de pagamento, seja para adquirir um bem ou para pagar suas contas e impostos. Como decidir qual a melhor maneira de efetuar o pagamento: à vista ou a prazo? A resposta a essa pergunta depende de diversos fatores: a taxa de juros cobrada, o número de prestações, a data dos pagamentos e a taxa de atratividade, isto é, a taxa com a qual se consegue fazer render o dinheiro. Por isso, a introdução ao estudo da Matemática Financeira é importante a partir do Ensino Fundamental e principalmente no Ensino Médio: para desenvolver no aluno a habilidade de analisar criticamente as situações financeiras que se apresentam no seu dia-a-dia.
O tópico de Matemática Financeira faz parte dos currículos do Ensino Médio de diversos estados. Atualmente, pode ser considerado o tópico que mais desperta o interesse dos alunos, principalmente os dos cursos para Jovens e Adultos (EJA), pois pode ser aplicado imediatamente no seu cotidiano. Saber lidar com o dinheiro, adequar nossas despesas ao salário e saber decidir como pagar compras, à vista ou a prazo, ou como efetuar o pagamento dos tributos são atitudes essenciais para o pleno exercício da cidadania.

Os princípios básicos da Matemática Financeira: o uso da taxa de porcentagem como fator e o deslocamento de quantias no tempo. O aspecto visual da abordagem é alcançado por meio do eixo de setas e o prático, pela exploração de situações

Relacionados