ATPS Matem Tica Financeira 3

2902 palavras 12 páginas
1.0 – Introdução
O desafio objeto desta ATPS está direcionado às resoluções dos exercícios propostos nas etapas sequenciais, justificando, por meio de cálculos realizados com a utilização da Matemática Financeira, o porquê de cada afirmação ter sido considerada certa ou errada.
A Matemática financeira, de modo geral, é o ramo da matemática que estuda o comportamento dos recursos financeiros ao longo do tempo. A forma como esses recursos estão sendo ou serão empregados, de maneira a maximizar o resultado, é uma das aplicações fundamentais dessa disciplina. O conhecimento da Matemática Financeira é fundamental para o sucesso financeiro de uma organização, pois, numa economia instável é preciso ter cuidado para não sofrer perdas. Índices financeiros diversos, taxas altas, inflação, financiamentos longos ou curtos, enfim, toda essa mistura financeira deve ser bem administrada, por menor que seja a organização.
Tomar uma decisão entre uma compra à vista ou parcelada, ou mesmo tendo que calcular a taxa de juros efetiva de um empréstimo, avaliando as melhores opções, a Matemática Financeira será o suporte para auxiliar nas tomadas de decisões.

2.0 – Conceitos fundamentais de Matemática Financeira
A aplicação da matemática financeira está direcionada para o estudo da variação do dinheiro ao longo do tempo. A Matemática Financeira está intimamente ligada aos regimes econômicos, o surgimento do crédito e do sistema financeiro. Todo o desenvolvimento da Matemática Financeira está ligado à utilização do dinheiro, que através de aplicações gera dinheiro, onde o Capital ou Principal é o valor inicial de uma quantia em dinheiro numa data zero, ou seja, no inicio de uma aplicação. Capital poder ser o dinheiro investido em uma atividade econômica, o valor financiado de um bem, ou de um empréstimo tomado. A matemática financeira agrupa algumas técnicas de matemática para resolver problemas de fluxo de caixa e de equivalência de capitais, tanto em regime de juros simples como de

Relacionados

  • ATPS MATEM TICA FINANCEIRA ETAPA 3
    699 palavras | 3 páginas
  • ATPS MATEM TICA FINANCEIRA 3 SEM ETAPA 3 E 4 PRONTA
    997 palavras | 4 páginas
  • Matemática
    1372 palavras | 6 páginas