Atps linguagem juridica 1 semestre - a revolução dos bichos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1117 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 RESUMO 3
2 QUESTÕES SOBRE A OBRA “ REVOLUÇÕ DOS BICHOS” 4


1 RESUMO



George Orwell em “A Revolução dos Bichos” conta a história de animais de que vivem na Granja do Solar, e que inspirados pelos ideais de liberdade e pelo descaso de seu dono Jones, resolvem tomar a granja através de uma revolução. Com o tempo a ganância pelo poder vai surgindo, e os animais aospoucos são envolvidos pelas imposições de seu líder que sorrateiramente vai tomando o poder em suas mãos até instituir um regime ditatorial.


A revolução dos bichos tenta, através da representação da história de animais que promovem uma revolução, mostrar como se formam as revoluções e os regimes de governo na sociedade humana. Desde regimes utópicos como o cooperativismo, comoas falhas de regimes como o escravismo e a ditadura.

Também como a falta da educação pode levar os indivíduos a aceitarem tudo o que lhes é imposto, sem criticarem se é certo ou errado, alienando.
É uma história baseada em princípios, que retrata a busca por uma sociedade mais justa, os problemas enfrentados nesse caminho, a luta pelo poder, o autoritarismo.

2QUESTÕES SOBRE A OBRA “ REVOLUÇÕ DOS BICHOS”


Questão 1: De modo geral, toda revolução tem um líder e apóia-se num sistema filosófico. Pode-se dizer o mesmo da revolução dos bichos?

De modo geral, toda revolução tem um líder e apóia-se num sistema filosófico. Pode-se dizer o mesmo da revolução dos bichos. Inspirados pelo discurso sobre revolução de Major, os outros animaiscomeçaram a pensar sobre como seria bom viver em liberdade. Após a morte de Major, os porcos, animais mais inteligentes da fazenda, assumiram a responsabilidade de dar continuidade aos seus ideais. Nesse grupo dois porcos se destacaram Napoleão e Bola-de-Neve. Após o incidente que culminou com a expulsão de Jones e seus empregados pelos animais, Napoleão e Bola-de-Neve tomaram a frente na organizaçãodo novo sistema que organizaria a fazenda. Assim surgiram os lideres da revolução dos bichos.
O sistema filosófico em se apoiou a revolução foi inspirado pelos ideais de Major. Basearam-se na liberdade de poderem produzir e desfrutar dos resultados, sem dever e nem temer a um único ser que lhes tenha como propriedade.

Questão 2: Dos significados que se encontram no Novo Dicionárioda Língua Portuguesa, um define revolução como “ uma transformação radical e, por via de regra, violenta, de uma estrutura política, econômica e social.”. Esta definição se aplica aos acontecimentos ocorridos na Granja do Solar? Por quê?

Num primeiro momento os animais tomaram a granja por intermédio da força, entretanto, com o tempo, os afazeres da granja continuaram os mesmos. Aforça ainda foi empregada quando os humanos quiseram reaver a fazenda, onde houve novos conflitos entre os animais e os seres humanos. E quando Napoleão quis impor seu regime, ele se utilizou da força para expulsar o, até então, líder Bola-de-Neve, e quando para intimidar os outros animais, promoveu uma chacina.

Questão 3: Como o próprio titulo sugere, este livro trata de uma revolução.Indique:

a) Nome do movimento: Animalismo
b) Líder: Bola-de-Neve
c) Traidor: Napoleão
d) Local: Inglaterra / Granja do Solar
e) Ano: 23 de junho
f) Causa da luta: Liberdade, Não serem mais explorados pelos humanos.
g) Causa da traição: Tomar o poder da Granja.

Questão 4: “(...) já era impossível distinguir quem era homem, quem era porco.” Como você interpretaria estafrase? Esta frase expressa a idéia de igualdade entre porcos e homens? Justifique a sua resposta.

O líder da granja, Napoleão, começou a agir como os seres humanos fazendo com que seus “camaradas” obedecessem de forma escravista como acontecia antigamente com o Sr. Jones.
Essa igualdade entre porcos e homens se refere a como os porcos, se tornaram como os seres humanos...
tracking img