Atps letramento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3628 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA





LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO
Data da Entrega 18/09/2012 -












INTRODUÇÃO

Alfabetizar significava aquilo que ainda hoje significa, ou seja, ensinar o alfabeto. Alfabetizar é ensinar a ler e a escrever, ensinar a reconhecer os símbolos gráficos da linguagem verbal.
Seralfabetizado significa reconhecer e compreender esses símbolos e ser capaz de com eles produzir mensagens compreensíveis para outros alfabetizados, melhorando desse modo a comunicação entre os sujeitos e incrementando, consequentemente, o seu nível e qualidade de vida.
Porém, essa alfabetização cedo se revelou, de algum modo, uma falácia no que respeita às intenções supracitadas. Ensinou-se a ler e aescrever mas de uma forma de tal modo elementar e instrumental que essa nova competência das populações se tornou, não raramente, num veículo de dominação política ou comercial e consumista.
Não havendo uma alfabetização universal e neutral, o contraste entre os diferentes tipos e níveis de alfabetização converte-se numa diferenciação/oposição social entre os que detêm e controlam certo domínio dosaber e os que dele carecem.
O conceito de alfabetização é, muitas vezes, confundido com o de literária. Esta confusão advém do fato de ambos os conceitos repousarem na linguagem escrita. A alfabetização é designada como um conceito relativo a aprender a descodificar a linguagem escrita. Assim, distingue-se um alfabetizado como alguém que aprendeu e sabe ler e escrever e um analfabeto como aqueleque não sabe ler nem escrever.


“Estar Alfabetizado é...”.

Estar alfabetada é tentar ler cartazes ou banners da rua e tentar decifrar o que esta escrito, pois aprendi mais uma letra na escola , e poder falar para a professora que consegui ler as minhas primeiras palavras. Fui alfabetizada na primeira série com livros didáticos não era bem uma apostila particular, mas mesmo assimminhas atividades pedagógicas deram bons resultados. Mesmo entrando no primeiro ano do ensino fundamental sem saber ler e escrever consegui me adequar bem às atividades. Fui alfabetizada aos 6 anos de idade assim que ‘subiu o nível’ da escolaridade .Tive ajuda de meus familiares e também dos professores e coleguinhas de sala . Vendo crianças que já estavam mais avançadas em sua alfabetização meajudou muito. Boas recordações têm de meus professores que nos ajudava e muito nas atividades no meu ano de PRÉ-ESCOLA lembro-me de minha linda Professora Liliam que sempre estava conosco além de EXCELENTE professora era uma ótima brincalhona. Sempre perguntando se precisava de ajuda para algo. Recordações têm desde quando entrei na 1 Serie do ensino fundamental ate a alguns anos atrás pela matéria dematemática , que nem sempre me ajudava nas atividades.

Relatório sobre o que significa estar Alfabetizado

Estar alfabetizado significa um processo que começa muito antes da entrada da criança na escola, onde é submetida a mecanismos formais de aprendizagem da leitura e da escrita. A criança que vive em uma sociedade letrada, na qual a linguagem escrita encontra-se presente nas maisvariadas formas, sejam por meio de cartas, jornais, livros, propagandas, placas ou rótulos está, desde cedo, exposta a diferentes estímulos visuais que lhe permitem construir hipóteses de leitura e escrita. Quanto mais o contexto cultural em que estiver inserido lhe incentivar a curiosidade e o desejo de compreender e dominar os símbolos gráficos, mais cedo e mais prazerosamente esta criança iráfazê-lo.
Alfabetização é o processo pelo qual se adquire o domínio de um código e das habilidades de utilizá-lo para ler e escrever, ou seja: o domínio da tecnologia – do conjunto de técnicas – para exercer a arte e ciência da escrita. Ao exercício efetivo e competente da tecnologia da escrita denomina-se Letramento que implica habilidades

várias, tais como: capacidade de ler ou escrever...
tracking img