Atps lean manufacturing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3213 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

1. CONCEITOS BÁSICOS 03
1.1. Criando o Toyota Production System - TPS 06
1.2. O Sucesso do TPS 06
1.3. Concepções Iniciais sobre o Pensamento Enxuto 07
1.4. Ferramentas do Lean Manufacturing 09
2. CONCLUSÃO 14
3. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 15


1. CONCEITOS BÁSICOS

Lean manufacturing, traduzível como manufatura enxuta ou manufatura esbelta,e também chamado de Sistema Toyota de Produção é uma filosofia de gestão focada na redução dos sete tipos de desperdícios (super-produção, tempo de espera, transporte, excesso de processamento, inventário, movimento e defeitos). Eliminando esses desperdícios, a qualidade melhora e o tempo e custo de produção diminuem. As ferramentas "lean" incluem processos contínuos de análise (kaizen), produção"pull" (no sentido de kanban) e elementos/processos à prova de falhas (Poka-Yoke).

Figura 1 - Comparação entre os sistemas de produção. Fonte: UNICAMP

O Lean Manufacturing surgiu no Japão, na fábrica de automóveis Toyota, logo após a Segunda Guerra Mundial. Nesta época a indústria japonesa tinha uma produtividade muito baixa e uma enorme falta de recursos, o que naturalmente a impediaadotar o modelo da produção em massa.
A criação do sistema se deve a três pessoas: o fundador da Toyota e mestre de invenções, Toyoda Sakichi, seu filho Toyoda Kiichiro e o principal executivo, o engenheiro Taiichi Ohno. O sistema objetiva aumentar a eficiência da produção pela eliminação contínua de desperdícios.
O sistema de produção em massa desenvolvido por Frederick Taylor e Henry Ford noinício da século XX, predominou no mundo até a década de 90. Procurava reduzir os custos unitários dos produtos através da produção em larga escala, especialização e divisão do trabalho. Entretanto este sistema tinha que operar com estoques e lotes de produção elevados. No início não havia grande preocupação com a qualidade do produto.
Já no Sistema Toyota os lotes de produção são pequenos,permitindo uma maior variedade de produtos.
Exemplo: em vez de produzir um lote de 50 sedans brancos, produz-se 10 lotes com 5 veículos cada, com cores e modelos variados. Os trabalhadores são multifuncionais, ou seja, desenvolvem mais do que uma única tarefa e operam mais que uma única máquina. No Sistema Toyota de produção a preocupação com a qualidade do produto é extrema. Foram desenvolvidasdiversas técnicas simples mas extremamente eficientes para proporcionar os resultados esperados, como o Kanban e o Poka-Yoke.
Quando Henry Ford criou a linha de produção, o mundo ficou extasiado. Foi uma verdadeira revolução para a época. Todos os conceitos e concepções utilizados por Ford foram extremamente bem difundidos em sua fábrica: os operados tinha as ferramentas em um local de fácilacesso, faziam cada um uma única tarefa etc.
Por conta disso, ele conseguiu aumentar a produtividade da sua linha de manufatura de uma forma grandiosa e que, por muitos anos, acabou se tornando o modelo a ser seguido em todo o ocidente do planeta. Já naquela época, Ford em seu livro “Today and Tomorrow” (*1921) falava sobre algo que viríamos a conhecer mais tarde como Just In Time ou simplesmenteJIT. Ele dizia que “o estoque é um desperdício”. Ele também apresenta um conjunto de técnicas e métodos com o objetivo de eliminar o desperdício em todos os aspectos da produção, definindo como desperdício “toda a atividade na organização que não contribui como o objetivo principal da empresa que é ganhar dinheiro”. Ele também contemplou em seu estudo:
* o fluxo de matéria-prima até o produtofinal em termos de linha de produção; 
* o procedimento para o planejamento e controle de material, com a finalidade de minimizar as perdas com transporte e tempo de produção; 
* a realização contínua de inspeções de qualidade em cada operação, com o objetivo de produzir com alta qualidade;
* o treinamento dos trabalhadores em uma única tarefa, normalmente executada em bancadas em...
tracking img