ATPS HISTORIA DA PSICOLOGIA

3099 palavras 13 páginas
HISTÓRIA DA PSICOLOGIA

10 DE OUTUBRO DE 2013.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3
Movimento do Estruturalismo 3
Movimento do Funcionalismo 3
Diferença do Pensamento de Wundt e William James 3
ESTRUTURALISMO 4
FUNCIONALISMO 4
BEHAVIORISMO 7
GESTALT 8
Leis da Gestalt 10
PSICANÁLISE 11
REFERÊNCIAS 12

INTRODUÇÃO

Abordaremos a importância dos vários movimentos históricos como o Estruturalismo, Funcionalismo, Behaviorismo, Gestalt e Psicanalise, que contribuíram para o desenvolvimento da Psicologia como a conhecemos hoje. O Estruturalismo de Titchener preocupava-se em compreender a consciência em seus aspectos estruturais, ou seja, os estados elementar da consciência, já o Funcionalismo nasce como resposta a austeridade Titcheriana, e se interessava pelo estudo das funções da consciência. O Behaviorismo ou estudo do comportamento, se debruça sobre a inteiração do individuo e o ambiente, através dos critérios de observação e objetividade. A Gestalt floresce na escola alemã que pesquisa a percepção, interpretação e incorporação de uma imagem ou ideia em nossa mente, enquanto Freud conclui que: ”Existe algo invisível que age sobre nossa consciência, o inconsciente.” Começando o movimento Psicanalítico.
Essa efervescência intelectual acontece simultaneamente e interfere reafirma e cria caminhos para o ser humano sempre em construção.
Movimento do Estruturalismo
O Estruturalismo foi um movimento criado por Edvard Bradford Titchener(1867-1927), considerado “percussor” de Wundt. O enfoque do estruturalismo era a analise da consciência em seus elementos a fim de determinar sua estrutura.
Movimento do Funcionalismo
Já o funcionalismo foi um movimento encabeçado por William James, interessava-se pelo funcionamento da mente, por sua utilidade pratica, não pelo que continha, mas para que servia.
Diferença do Pensamento de Wundt e William James
A Diferença do pensamento de Wundt e William James, para a Psicologia, era o posicionamento da concepção do que é o mundo

Relacionados

  • Inteligência artificial
    173775 palavras | 696 páginas
  • curso de direito financeiro e tribut rio ricardo lobo torres
    151052 palavras | 605 páginas