Atps história da educação

Etapa 1

- Passo 1
Leitura complementar: Para que a história da educação- de Antonio Nóvoa. (p.28 e 29)

- Passo 2
O que significa afirmar que "somos feitos de tempo"?

Dizer que somosfeitos de tempo é o mesmo que dizer que somos feitos de história, que somo seres históricos, seres que são feitos de passado constituindo e presente agindo nele para formar o futuro. Tudo o que fazemoshoje é resultado de algo que foi feito ontem, resultado da herança cultural deixada pelos nossos antepassados. Estamos incluídos no tempo de qualquer forma, tudo o que acontece no presente vai serrefletido no futuro, o passado não ficou apenas no passado não está morto, assim como o presente não termina por aqui, trabalhamos em função do amanhã.

Explique porque a preservação da memória histórica,a reconstrução do passado,o relato dos acontecimentos não é sempre idêntico em todos os tempos e em todos os lugares.

A preservação da memória histórica, a reconstrução do passado e o relato dosacontecimentos são de extrema importância nos dias de hoje, importantes para que entendamos a nossa realidade, saber a explicação. Mas muitas vezes um mesmo fato histórico é contado de pontos devistas diferentes, vinda de pessoas diferentes que analisaram os fatos de acordo com o seu entendimento e assim formando suas conclusões. Outro ponto é que com o tempo a história pode ir se modificando,com os avanços e com estudos ela vai tomando novas formas, sendo analisada por outros ângulos, assim surgindo novas versões da mesma história , mas mantendo sempre a mesma essência.

Resumir osquatro argumentos de Antonio Nóvoa, justificando a importância da História da Educação.

António Nóvoa preferi não entrar na profunda autojustificativa da questão "Para que a história da Educação?",ele apenas a divide em quatro respostas. São elas: Para cultivar um saudável ceticismo, que diz que no mundo de hoje é influenciado pela moda, pelas novidades e isso está sendo visto como algo...
tracking img