Atps handeboll

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1923 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Handebol: Origem e Desenvolvimento

O Handebol, do alemão handball, é uma modalidade desportiva, onde atribui-se sua invenção ao professor Karl Schellenz, da Escola Normal de Educação Física de Berlim, durante a primeira guerra mundial, em 1919. O jogo é composto entre duas equipes de sete jogadores e têm como objetivo marcar gols no time adversário, usando apenas as mãos para conduzir,passar e arremessar.


Em 13 de setembro de 1920, Carl Diem, Diretor da Escola Superior de Educação Física Alemã, estabeleceu no cenário mundial o reconhecimento do handebol como esporte.

No início, o Handebol era praticado apenas por moças e as primeiras partidas foram realizadas nos arredores de Berlim. Os campos tinham 40x20m. Pouco depois em campos de dimensões maiores, oesporte passou a ser praticado por homens e logo se espalhou por toda a Europa. Com regras de outros esportes introduzidas e maiores punições à faltas violentas, o jogo se tornou mais seguro, simples de se jogar e mais emocionante de se observar.

Em 1936, o Handebol teve sua primeira estréia nos jogos olímpicos de Berlim. Na época destacava-se o handebol de campo, tanto pela sua popularidade,quanto pela grandiosidade de sua divulgação. Contudo, participaram apenas atletas masculinos, e esta foi a única vez em que essa modalidade do handebol esteve no cenário olímpico.

Algum tempo depois, em 1972, o esporte foi reintroduzido nas olimpíadas de Munique; mas desta vez praticado em quadras( devido ao grande crescimento do futebol com quem dividia o espaço de jogo, com asdificuldades do rigoroso inverno, muitos meses de frio e neve, o Handebol de Campo foi paulatinamente sendo substituído chamado de "Handebol de Salão"), e novamente contando apenas com atletas masculinos. Porém no decorrer dos anos, as competições femininas foram sendo introduzidas, e logo teve sua primeira participação oficial nas olimpíadas de Montreal, em 1976.

Handebol no Brasil

Após a IGuerra Mundial, o Brasil recebeu um grande número de imigrantes alemães, que por conta das relações climáticas se instalaram no sul.Com isso, os brasileiros passaram a ter um maior contato com a cultura alemã, extraindo assim, as atividades recreativas e desportivas por eles praticadas; dentre eles o handebol de campo. Tanto é, que no dia 26 de fevereiro de 1940, em São Paulo, foi fundada aFederação Paulista de Handebol, dando um passo inicial para o desenvolvimento do esporte no país.

O Handebol de Salão foi oficializado em 1954 quando a Federação Paulista de Handebol instituiu o I Torneio Aberto de Handebol que foi jogado em campo improvisado ao lado do campo de futebol do Esporte Clube Pinheiros, campo esse demarcado com cal (40x20m e balizas com caibros de madeira 3x2m).Os Melhores Jogadores De Handebol Do Mundo

Bruno Bezerra Souza (BRA): Nascido na cidade de Niterói, no dia 27 de junho de 1977, Bruninho (como é conhecido no NR) deu seus primeiros passos no Handebol com o Prof. Brasil, no Centro Educacional de Niterói; É, sem dúvida, o maior ídolo da história do handebol nacional e, atualmente, um dos melhores jogadores do mundo.

AndreiLavrov (RUS): Nascido na Rússia em 1962, Lavrov, o jogador mais experiente da atual seleção russa, iniciou sua carreira em 1979 jogando pelo Kranosdar.
Magnus Wislander (SUE): Nascido em 1964, na cidade Gotemburgo, Wislander teve um início de carreira no mínimo curioso. Não pôde largar a profissão de carteiro para se dedicar única e exclusivamente ao esporte.

Talant Duishebaev (ESP):Duishebaev iníciou sua carreira no Frunze, da Rússia, e lá ficou até 1986. Transferiu-se para o ZSKA Moscou, onde jogou até 1992.


Jackson Richardson (FRA): Nascido em Sr. Pierre, numa ilha francesa chamada Ilha da Reunião, Richardson começou sua carreira no OM Vitrolles, e desde 1998 disputa a Bundesliga (Campeonato Alemão) jogando pelo TV GrossWallstadt.


Handebol

Uma partida...
tracking img