Atps ginastica geral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2506 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

A Ginástica é um esporte que envolve a prática de uma série de movimentos que exigem força, flexibilidade e coordenação motora. A Ginastica Geral é a pratica de todas as modalidades gímnicas que permite a participação de todos independente de idade, gênero, classe social ou condições técnicas. Sua finalidade deve ser voltada para o prazer sem objetivos competitivos (Ayoub 2004 pag.67) Com sua amplitude a ginastica permite com a prática de suas atividades a integração de pessoas, a criatividade e a liberdade de expressões através do lúdico onde através de brincadeiras se realiza os exercícios segundo (Ayoub 2004 pag. 75).
Dentro da GG podemos desenvolver as qualidades físicas dos participantes dentre elas a coordenação, resistência e equilíbrio. As qualidades físicas sãodefinidas por Bregolato 2008 pág. 69 como o aperfeiçoamento das habilidades corporais que são fundamentais para a prática dos exercícios mesmo os do dia a dia. Neste trabalho visamos melhorar a percepção e a prática de algumas destas habilidades são elas a COORDENAÇÃO, EQUILIBRIO E RESISTÊNCIA.
AMBIENTE
Experiência,
Aprendizado,
Encorajamento e
Fatores
Extrínsecos
AMBIENTE
Experiência,Aprendizado,
Encorajamento e
Fatores
Extrínsecos
INDIVIDUAL
Hereditariedade,
Biologia,
Natureza e
Fatores Intrínsecos
INDIVIDUAL
Hereditariedade,
Biologia,
Natureza e
Fatores Intrínsecos
Os conteúdos das práticas corporais são os elementos que proporcionam a cultura corporal, ou seja, a apropriação de várias formas de linguagens ou expressões corporais (Bregolato, 2002). Os conteúdosda educação física são as manifestações da linguagem ou expressão corporal, a partir dos elementos da cultura corporal, e se apresentam como: jogos, danças, desportos coletivos, ginásticas, e outros neles inseridos como lutas, mímicas, relaxamento, etc. (Bregolato, 2002). Salienta ainda a autora supracitado que, para efetivar uma educaçãocom base na perspectiva histórico-crítico-social, o professor utiliza encaminhamentos metodológicos nos quais o aluno participa como sujeito do processo ensino-aprendizagem. Ao trabalhar os fundamentos técnicos dos conteúdos ginásticos, o professor solicita aos alunos que falem o que sabem e demonstrem os movimentos corporais. Quando os alunosdesconhecem os movimentos corporais institucionalizados, o professor direciona o aluno a produzir e assim recriar este conhecimento. Nas várias possibilidades de elaborar novas formas de linguagem corporal, o professor induz o aluno a criar, portanto, produzir o próprio conhecimento. Nas aulas de educação física podemos perceber esta relaçãoclaramente, pois as atividades físicas, o movimento humano não se realiza sem se passar pela mente, desta maneira o corpo e a mente não podem e nem conseguem trabalharem sozinhos. Segundo Gallahue e Ozmun (2005, p. 4) na figura abaixo há a descrição dos três fatores exemplificando suas funções e importância mediante o desenvolvimento humano.
Na Ginastica e na Ginastica Geral é possível ser criativoem suas aulas e permitir que a criança também crie seus movimentos. Há de se respeitar a forma individual do aluno realizar os movimentos, pois cada um tem seus limites de execução e sua forma de se expressar (Bregolato 2008 pag. 143).
Palavras Chave -
Justificativa
A Educação física escolar é uma disciplina na qual temos o privilégio em trabalhar com os alunos, pois ela nos dá grandespossibilidades de atividades, podendo abranger o repertório motor, social e cognitivo dos mesmos. Através das aulas de Ginástica Geral.
Seus objetivos buscam promover o lazer, a saúde, o bem estar físicos e emocionais aos praticantes, favorecendo o desempenho coletivo, respeitando as individualidades.
Nosso intuito é compreender e vivenciar a Ginástica Geral, de uma forma lúdica, interativa,...
tracking img