Atps gestao do conhecimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2935 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]





Curso: Administração

Disciplina: Gestão do Conhecimento

Gestão do Conhecimento como Ferramenta Estratégica




Acadêmicos: Éder Gonçalves de Sousa R.A.: 4573910779

Jesus José de Sousa R.A.: 4573909207

Giovani de Paiva Castro R.A.: 4573876316Rosimere Rodrigues de Rodrigues R.A.: 3808602933



Professora:









Pelotas, 13.06.2012

Gestão do Conhecimento

Através do conhecimento adquirido pelo homem ao longo da história, é que hoje temos todo este avanço tecnológico, que nos possibilita melhor qualidade de vida e de trabalho, mas a velocidade das informações aumentaram ainda mais acompetitividade para as organizações, então o diferencial é a inovação produtiva.

Neste contexto, os fatores capital financeiro e imobilizado cedem espaço para o capital intelectual, torna-se necessário as práticas de gestão do conhecimento, utilizando de tecnologia da informação e conhecimento, além da mão de obra, maquinaria e matéria-prima.

Este conhecimento se dá através das pessoas,identificando isto as empresas estão buscando formas de proporcionar crescimento profissional e pessoal para reter os bons talentos.

Na definição de Nunes, “gestão do conhecimento é um conjunto de tarefas que procuram garantir a afetação eficaz de todos os recursos disponibilizados pela organização, a fim de serem atingidos os objetivos pré-determinados pela mesma”.

E de acordo com Gibson (2006) acultura organizacional envolve expectativas, valores e atitudes compartilhadas exercendo influencia sobre os processos individuais, coletivos e organizacionais. Para que a gestão do conhecimento seja eficiente a cultura organizacional deve considerar tais práticas, já que a cultura organizacional é a base necessária para a administração dos processos de gestão da participação dos colaboradores emtorno dos objetivos da organização.

Nonaka e Takeuchi (1997) afirmaram que, para que a criação do conhecimento organizacional ocorra são necessárias condições que capacitem a empresa e conversões entre conhecimento tácito e explícito. O processo de aprendizagem pode ser visto como parte das condições que favorecem a criação do conhecimento, desde que resulte continuamente em aprendizadoinovador. Uma organização que é capaz de aprender é habilitada a criar, adquirir, transferir conhecimento e modificar seu comportamento para refletir novo conhecimento e insights(Garvin, 1993) .

Cabe a gestão, a melhoria e o funcionamento das organizações, já que a gestão do conhecimento, envolve principalmente o relacionamento humano, um dos principais elementos para a sua implantação. Para isso acultura organizacional deve estar bem fundamentada para que possam se adaptar, alterando valores e paradigmas para que as mudanças tragam oportunidades e não ameaças ao seu desenvolvimento.

Gestão da Informação e Gestão do Conhecimento

1-Como favorecer a criação de conhecimento novo na empresa? Focalizando o ser humano , suas relações consigo mesmo e com o mundo, investindo nas relaçõessociais, promovendo o bem-estar e a interação entre os colaboradores, investindo nas relações harmoniosas e agradáveis dentro da empresa, investindo em humanização, procurando manter o equilíbrio, e a transparência , estabelecendo relações baseadas na confiança e utilizando de toda a criatividade possível para ousar e inovar, investindo em valores corporativos que estimulem a gestão do conhecimento demaneira espontânea e não dependente, necessariamente de ferramentas e tecnologias é possível favorecer a criação do conhecimento.

2-Como fazer com que todos os colaboradores se apropriem deste conhecimento novo? Para que todos os colaboradores se apropriem deste conhecimento novo é necessário quem se criem BAs nas empresas, portais do conhecimento, que se mantenha registros a cerca de...
tracking img