ATPS FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DE LÍNGUA PORTUGUESA

303 palavras 2 páginas
As duas modalidades da língua portuguesa, a oral e a escrita, são vistas como práticas sociais, já que o estudo das línguas se funda em usos.
Segundo Possenti (1997), a variedade lingüística nada mais é do que o reflexo da sociedade, onde, esta (sociedade) possui uma variedade social caracterizando então, o papel dos indivíduos e dividindo-os em grupos, classes.
A fala e a escrita apresentam condições de produções distintas.

A língua falada é mais espontânea, abrange a comunicação lingüística em toda sua totalidade. Além disso, é acompanhada pelo tom de voz, algumas vezes por mímicas, incluindo-se fisionomias. A língua escrita não é apenas a representação da língua falada, mas sim um sistema mais disciplinado e rígido, uma vez que não conta com o jogo fisionômico, as mímicas e o tom de voz do falante.

Como manifestação da prática oral, a fala é adquirida de modo natural em contextos informais do dia a dia e nas relações sociais que se estabelecem desde o momento em que o bebê tem seus primeiros contatos com a mãe. O aprendizado e o uso da língua natural são uma forma de inserção cultural e socialização. Já a escrita é a manifestação formal do letramento adquirida principalmente na escola.

Linguagem verbal e comunicação entre as pessoas

As palavras promulgam nossos sentimentos e pensamentos, conforme a indagamos limitamos ou potencializamos o que queremos dizer. Uma linguagem concisa nos proporciona uma boa comunicação e conduz nossos sentimentos e pensamentos em direções especificas. Quando tratamos sobre “palavras ou Línguas, não podemos deixar de citar a língua Materna, a qual pressupõe o tratamento de habilidades: ouvir, falar, ler e escrever.

Relacionados