ATPS FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DE LINGUA PORTUGUESA

1826 palavras 8 páginas
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
Fundamentos e Metodologia de Língua Portuguesa
Karine Taynah dos S. Melo RA: 1299497161
Maria Luciana Gervone RA: 6506251560
Maria Pereira de Andrade RA: 6966435730
Thais Regina M. S. Vasconcellos RA: 6376209814

Fundamentos e Metodologia de Língua Portuguesa
Tutor a distância:
Indaiatuba/SP
2015

Introdução
Este trabalho tem como objetivo pontuar as principais diferenças entre linguagem verbal e escrita, a fonética e suas alterações, variações linguísticas, problemas da língua convencional, linguagem e comunicação, a importância e o poder da língua, e seus gêneros literários. Também esta sendo apresentado os preconceitos que envolvem a linguística. Principais diferenças entre a fala e a escrita
Na fala utilizamos o vocabulário para nos comunicar, como o gesto e outras reações com a face por exemplo.
A língua é o código formado pelas palavras, com regras e combinações para interação das pessoas.Na fala não há importância de se colocar acentos ou virgulas nas palavras, pois o mais importante é a entonação dada ao transmitir o que é almejado.
Nesta produção textual – discursiva usa-se tons articulados e significativos, aspectos prosódicos recursos expressivos como a gestualidade, os movimentos do corpo e a mímica. Na escrita, o emissor baseia-se no vocabulário para estabelecer uma comunicação entre ele e o destinatário. Diferentemente da fala e da escrita exige uma preocupação maior na escrita, pois é necessário se atentar com as pontuação, virgula e acentos, além disso estas informações não se apaga com o tempo são fixadas e por tempo indeterminado, um exemplo disso é a Bíblia, um documento histórico que relata o inicio e o fim dos tempos. Por isso há esta necessidade de se fazer a distinção entre as duas partes da Linguagem oral e escrita.

Diferenças entre a Linguagem verbal e a Escrita

FALA

ESCRITA

Contextualizada

Descontextualizada

Dependente

Autônoma

Implícita

Relacionados