ATPS Fundamentos Sociol Gicos Da Educa O Postar

1628 palavras 7 páginas
Polo: Santo Anastácio
Curso: Pedagogia
Disciplina:Fundamentos Sociológicos da Educação
Acadêmicos: Lazaro Alves RA: 423077
Patrícia Barbosa de Neves RA: 423107
Valdirene Mendes de Souza RA: 423143
Valéria da Silva Souza RA: 423144
Título: Tematica da sociologia da educação e sua representação na sociedade
Tutor: Ma Mariciane Mores Nunes
Santo Anastácio 6 de Novembro de 2014

INTRODUÇÃO

Este artigo desenvolve uma discussão teórica sobre a investigação das representações na pesquisa social. Oriundo de uma pesquisa das representações de estudantes sobre as suas trajetórias escolares, procura fundamentar as possibilidades da respectiva opção de investigação . Tendo como ponto de partida as teorias clássicas da sociologia, a forma como entenderam a relação entre indivíduo e sociedade e as possíveis semelhanças e diferenças entre estas tradições. Após, enfatiza alguns caminhos teóricos produzidos pelos autores contemporâneos para renovar a teoria social, as quais privilegiam o diálogo entre as diferentes escolas criadas a partir dos pensadores clássicos e as suas maneiras de interpretar a relação entre os fatores objetivos e subjetivos.

O que é Sociologia?
A sociologia é a parte das ciências humanas que estuda o comportamentohumano em função do meio e os processos que interligam os indivíduos em associações, grupos e instituições. Enquanto o indivíduo na sua singularidade é estudado pela psicologia, a sociologia tem umabase teórico-metodológica voltada para o estudo dos fenômenos sociais, tentando explicá-los e analisando os seres humanos em suas relações de interdependência. Compreender as diferentes Culturas e sociedades é um objetivo da sociologia.
A sociologia cobre toda área do convívio humano, desde as relações das famílias até as organizações das grandes empresas, o papel da política na sociedade ou o comportamento religioso, a sociologia pode vir a interessar em diferentes graus de intensidade, a diversas áreas do saber. Entre tanto os maiores interessados na

Relacionados