Atps fundamentoa

466 palavras 2 páginas
Etapa 3
Positivismo e Fenomenologia.
O positivismo foi criado na primeira metade do século XIX por Augusto Comte, nasceu a partir do desenvolvimento sociológico do iluminismo. É uma corrente filosófica, política e cientifica muito dita no século XIX, porém um pouco esquecida no século XX, onde surgiram novas correntes de pensamentos.
Originou-se do cientificismo, visa o conhecimento cientifico, não acreditando em lendas, e sim naquilo que pode ser comprovado, procura uma igualdade da experiência e a razão, também é uma reação contra o idealismo. Teve suas contribuições na constituição da ciência social, na Lei dos três estados, sendo eles teológicos, metafísicos e positivos, na Sociologia Estática e na Sociologia Dinâmica. E na elaboração dos principais conceitos: evolucionismo, organicismo e dawrvinismo social.
Edmund Husserl é considerado o principal inventor da fenomenologia, corrente teórica filosófica que surgiu também no século XIX, a critica do positivismo motivou Husserl há criar esse novo método cientifico de conhecimento, Husserl sempre teve um maior interesse pelo rigor metodológico.
Assim em oposição ao positivismo, a fenomenologia surgiu para poder reencontrar o "verdadeiro" sentido da área da ciência que visava buscar na unidade e não na especialização como vinha sido tratada na corrente do positivismo. Ela visa acreditar também nas crenças e não só interpretar com dados como no positivismo, ela é uma ciência rigorosa, porem não é exata.
As correntes teóricas positivas e as correntes teoricas fenomenológicas junto com o marxismo, são as principais do pensamento contemporâneo e também a que mais influencia no serviço social em sua trajetória histórica.

Dialética
A dialética surgiu na Grécia antiga, na época das praticas reformistas integradoras. Podemos considerar que a dialética é a pratica de dialogar, discursar, argumentar e contrapor idéias com clareza.
Há vários conceitos e varias definições sobre a dialética, ate mesmo por não ter ao

Relacionados