ATPS FRAN A ETAPA 3 GEST O DO SISTEMA UNICO DE ASSISTENCIA SOCIAL 3 ETAPA TRABALHO SIMONE

405 palavras 2 páginas
,

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
SERVIÇO SOCIAL
5ª SERIE
GESTÃO DO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTENCIA SOCIAL
ETAPA 3
ASPECTO MAIS IMPORTANTE DA AÇÃO NA PNAS
O Presente relatório tem como objetivo relatar a importância da ação na Política Nacional de Assistência Social (PNAS), tendo como investigação a pesquisa realizada na Internet, e a visita no Centro de Referencia da Assistência Social (CRAS).
A Política Nacional de Assistência Social é concebida como Política Pública no Brasil a partir da Constituição Federal de 1988, compondo , a Política de Saúde , Previdência e a Seguridade Social. PNAS, foi aprovado pela resolução nº 145, de 15 de outubro de 2004 ,do conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), foi o principal instrumento para a criação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), em implementação no Brasil desde 2005, os dois instrumentos políticos e normativa mais recentes. Ambos objetivam o avanço da Assistência Social enquanto Política Pública e foi um grande avanço conquistado pela sociedade em decorrência de seu reconhecimento como direito do cidadão e dever do estado . Coube ao conselho Nacional de Assistência Social, (CNAS), em 11 de novembro de 2009 editar a Resolução 109, normatização a tipificação dos trabalhos considerados como socioassistenciais, organizando-os por níveis de complexidade, da seguinte forma: Serviços de Proteção Social Básica, Serviço de Proteção Especial de Média e Alta complexibilidade.
PNAS, realizar-se de forma integrada as políticas setoriais, considerando as desigualdade sócio territoriais, visando seu enfrentamento, a garantia dos mínimos sociais, ao provimento de condições para atender contingência sociais e a universalização dos direitos sociais . Sob essa perspectiva objetiva:
I - Promover serviços, programas, projetos e benefícios de proteção social básica e/ ou especial para as famílias, indivíduos e grupos que dela necessitam;
II - Contribuir com a inclusão e a equidade dos usuários e

Relacionados