Atps Fluidos Conpleta

1511 palavras 7 páginas
ETAPA 1
Passo 1
Pesquisar sobre as propriedades da compressibilidade de fluidos diversos, observando parâmetros de viscosidade, elasticidade, compressibilidade, etc.
Resposta:
A viscosidade é a propriedade dos fluidos correspondente ao transporte microscópico de quantidade de movimento por difusão molecular, ou seja, quanto maior a viscosidade, menor será a velocidade em que o fluido se movimenta, ou vice-versa.
Algumas viscosidades de fluidos newtonianos estão listadas abaixo:
Medição da viscosidade
O coeficiente de viscosidade pode ser medido através do seguinte experimento: deixa-se uma esfera cair em um fluido, e mede-se a sua velocidade terminal. Então, aplicando-se a Lei de Stokes:
[pic]:
em que:
[pic]: aceleração gravitacional, expressa em m/s²;
[pic]: raio do corpo, expresso em m; ρesfera: Massa volúmica (massa específica) da esfera, expressa em kg/m³; ρfluido: massa volúmica do fluido, expressa em kg/m³; vterminal: a velocidade terminal que a esfera atinge no fluido, expressa em m/s;
Elasticidade
Uma propriedade importante de um fluido compressível é o seu módulo de elasticidade volumétrica, que indica como o volume específico varia com a pressão aplicada:
Quanto maior o valor de ε, menos compressível é o fluido. O sinal negativo é necessário, uma vez que o volume diminui com o aumento de pressão.
Passo 2
Pesquisar vídeos sobre o funcionamento de braços mecânicos hidráulicos.
Resposta:
Segundo o observado nos vídeos, percebemos que além desse experimento ser focado para a melhoria do trabalho do homem, ele também relata diretamente a lei de Pascal que consiste que quando um ponto de líquido em equilíbrio sofre uma variação de pressão, todos os outros pontos do líquido também irão sofrer a mesma variação. Essa propriedade dos líquidos, expressa pela lei de Pascal, é utilizada em diversos dispositivo, tanto para amplificar forças como para transmiti-las de um ponto a outro. Um exemplo disso é a prensa hidráulica e os freios hidráulico dos automóveis.
Passo

Relacionados