Atps fisica ii

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (797 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ANHANGUERA EDUCACIONAL LTDA
FACNET –Faculdade de Negócios e Tecnologias da Informação

Laboratório de Física - Roteiro Experiência

Física II, Douglas Esteves
01 de abril de 2013.

ResumoForam utilizados três blocos de alumínio de massas diferentes, colocados sobre o plano inclinado e aumentado o ângulo de inclinação até o corpo principiar o movimento. A tangente deste ângulo fornece ocoeficiente de atrito estático (µE) para as superfícies em questão. Identificou-se que quanto maior a massa, maoir será o ângulo de inclinação para que o bloco entre em movimento.

IntroduçãoNeste experimento trabalhamos a força como uma grandeza vetorial para entender o conceito de força de atrito e determinar o coeficiente de atrito estático, utilizando as leis de Newton. O experimentoconsiste em determinar o coeficiente de atrito estático através de um plano inclinado e calcular a o valor da força de atrito. Para tanto usa-se um plano inclinado metálico, cujo ângulo de inclinaçãopode ser alterado.

Procedimentos/Resultados
Utilizando três blocos de alumínio de dimensões diferentes e uma balança de precisão para aferir a massa de cada um, colocamos um por vez num planoinclinado de 0,5 m de comprimento e aumentou-se o ângulo de inclinação até descobrir o coeficiente de atrito estático (µE) de cada bloco. Colocando um ângulo de 20º, 30º, 40º e 45º no plano inclinado,verificou-se com um cronómetro o tempo necessário para cada bloco percorrer o comprimento da rampa. Através destes dados, calculamos a aceleração de bloco com a função horária S=1/2at², e em seguidautilizamos os conceitos das leis de Newton para descobrir a força de atrito existente entre cada corpo e o plano.
O desenho e as tabelas abaixo com os dados de cada corpo, nos permitem uma melhor avaliaçãodos resultados.

Figura 1: Desenho esquemático de um plano inclinado. Num plano inclinado a força de atrito (Fat), age no eixo x oposta a força Px, que tendo a puxar o corpo para baixo.

Bloco...
tracking img