Atps fisica 1

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1076 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Desafio
Este desafio é baseado no projeto SARA (Satélite de Reentrada Atmosfera) desenvolvido no instituto de aeronáutica e espaço em São José dos Campos destinado a operar em órbita baixa, circular, a 300 km de altitude. O projeto ainda se encontra em fase inicial denominado SARA SUBORBITAK em que seus subsistemas serão verificados em voo. Os principais cálculos a serem realizados, mostrarãoresultados, envolvendo algumas grandezas físicas como: medição, velocidade média, aceleração e equações do movimento.
Nas figuras apresentadas a seguir, pode–se ver o VS-40 e o satélite SARA. Para maiores informações sobre o projeto SARA, pode-se consultar o site do instituto de aeronáutica e espaço do Ministério da Defesa do Brasil. Disponível em HTTP://www.iae.cta.br/ action=sara.

Imagemdo SARA

Veiculo Sondagem VS-40

O projeto SARA compreende a fase de modelagem e ensaios tanto no solo quanto em voo. Seu lançamento será a partir do Centro de Lançamentos de Alcântara (CLA) no Maranhão. O clã tem capacidade de colocar em órbita satélites com missões pacíficas e integradoras, favorecendo, assim, a comunicação e a pesquisa, de forma a contribuir para melhoria da qualidade devida do homem.
Pode-se consultar mais sobre o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA). Disponível em: HTTP: //www.cla.aer.mil.br.

Objetivo do desafio
Elaborar um memorial de cálculos, envolvendo o voo de um satélite lançado por um veiculo de sondagem (VS-40).

Etapa 1
Aula-tema: Grandezas Físicas e Movimento Retilineo.
Essa etapa é importante para aprender a fazer conversões deunidades, pois a coerência entre os sistemas de unidades envolvidas é necessária para garantir o sucesso na solução da situação-problema. Através da leitura do texto, você compreenderá a importância cientifica tecnológica e social para o Brasil desse importante projeto.
Destacamos também que nessa etapa é importante que estudar e compreender o conceito de velocidade média. Uma técnica eficiente paraa solução de qualquer problema parte de um sólido entendimento do conceito e posteriormente a aplicação correta da expressão matemática adequada.
Para realiza-la, executar os passos a seguir.
Passos
Passo 1 Equipe
Realizar a conversão da altura máxima 300 km (apogeu) baseado nas informações acima para a unidade pés (Consultar uma tabela para fazer essa conversão).
Passo 2 EquipeConsiderar as informações do projeto amerissagem na água (pouso). Será a 100 km da cidade de Parnaíba. Fazer a conversão da distância para milhas náuticas.

Passo 3 Equipe
Fazer uma leitura do texto “O projeto SARA e os hipersônicos”. Disponível em: http://www.defesabr.com/tecno/tecno_SARA.htm.

Passo 4 Equipe
Considerar que a operação de resgate será coordenada a partir da cidade deParnaíba, a 100 km do local da amerissagem. Supondo que um avião decole do aeroporto de Parnaíba, realizar a viagem em duas etapas, sendo a metade 50 km a uma velocidade de 300 km/h e a segunda metade a 400 km/h. Determinar a velocidade média em todo o trecho. (O mapa apresentado na figura 6 a seguir é apenas para ilustração).

Etapa 2 (Equipe)
Aula Tema
Essa etapa é importante para aprender a fazerconversões de unidades, pois a coerência entre os sistemas de unidades é necessária para garantir o sucesso na solução da situação problema. Através da leitura do texto, compreender a importância científica, tecnológica e social para o Brasil desse importante projeto.

Passo1 (Equipe)
Considerar que um avião de patrulha marítimo P-95 “Bandeirinha”, fabricado pela Embraer, pode desenvolveruma velocidade média de 400 km/h. Calcular o tempo gasto por ele para chegar ao ponto de amerissagem, supondo que ele decole de Parnaíba distante 100 km do ponto de impacto.

Considerar também que um helicóptero de apoio será utilizado na missão para monitorar o resgate. Esse helicóptero UH-1H-Iroquois desenvolve uma velocidade de 200 km/h. Supondo que ele tenha partido da cidade de Parnaíba,...
tracking img