Atps filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3440 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Anhanguera – Uniderp
Polo: Serra Talhada

Curso: Bacharelado em Serviço Social
Disciplina: Filosofia Aplicada ao Serviço Social

Acadêmicos:

Natalia da Costa Lima RA: 373441
Marta Rita Gomes da silva RA: 377279
Jacilene Rodrigues Leite RA: 357581
Irislaine Lacerda de S. Carvalho RA: 377281
Denisley Rodrigues Lima RA: 376477


Atividade: ATPS ( ATIVIDADESPRATICAS SUPERVISIONADAS)
Professor: Dr. Potiguara Acácio Pereira.



Serra Talhada, 18 de Setembro de 2012.









FILOSOFIA APLICADA AO SERVIÇO SOCIAL

O mundo é a nossa casa, é onde vivemos com várias nacionalidades. E dentro delesurge à realidade que é o que acontece ao nosso redor todos os dias, independentemente de local ou pessoa. São muitos aspectos que vemos acontecer, pois às vezes tem realidade que não aceitamos devido aos problemas. Tudo isso surge com o ser humano, é todo um conjunto por que ele é a principal chave aonde o ser humano vivencia dentro do mundo a realidade.
O homem através do seu pensamento desenvolvetudo que tiver dentro do seu alcance, e é na sociedade que ele consegue cumprir com seus objetivos, por ser um grupo de pessoas de varias etnias, pois ridas as pessoas precisam uma das outras em algumas situações.
Na vida social é o local que se consegue ter uma igualdade entre todos, e fazendo assim vai beneficiar a todos aqueles que têm necessidades maiores.
Outro aspecto muito fundamentalé o conhecimento ele é essencial na vida de cada um de nós, é nele que conhecemos o nosso direito e ficamos informados sobre todos os assuntos.
O cidadão tem tantos direitos como também deveres para cumprir. Deve se saber viver em grupos grandes, nas decisões de sua comunidade e lutar pelos seus objetivos, como também pelas necessidades de emprego, moradia e um trabalho digno.
Dentro da vidasocial raramente existem famílias com poucas condições, acontece ao contrario são muitos bem financeiramente e por serem assim, não conseguem fazer o seu papel de cidadão como deveria ser e isso faz parte do caráter que se tem cada individuo.
Não podemos esquecer os preconceitos que está em todos os lugares, infelizmente um bom numero de pessoas tem tratamentos diferentes devido às condições quevive. Porem todas essas coisas fazem parte do mundo e da realidade.
As concepções filosóficas atuais buscam entender o processo de evolução do mundo e das práticas sociais. O ser humano tem se utilizado cada vez mais das tecnologias, das máquinas e tem se esquecido do seu lado humano.
A violência tem crescido de uma forma nunca antes vista; a vida humana está banalizada. Não há respeito entreas pessoas; até entre pessoas da mesma família as relações estão se tornando problemáticas. Não existe preocupação com o próximo, há apenas o satisfazer do ego, da satisfação pessoal, mesmo que seja em prejuízo de outrem, ainda que custe a vida deste.Corrupção é algo preocupante na nossa sociedade brasileira e, em alguns outros países; dá-se a entender, em alguns casos, que ser desonesto é algonormal, quem não é, é considerado idiota. Os valores éticos e morais estão se perdendo com o passar do tempo e vivemos dias em que o que interessa é o que se tem e não o que se é.
A educação é algo que ainda pode salvar a humanidade, desde que seja oferecida com qualidade, pois os países com boa base educacional possuem seres humanos mais preparados e com senso de cidadania mais aguçado. São emgeral, menos violentos e essas nações são mais desenvolvidas em todas as áreas.
Contudo deve haver uma mudança na mentalidade, de forma geral, pois a direção que o ser humano tem seguido é o caminho do fim, do caos. Somente com o esforço de todos é que se pode encontrar o equilíbrio e assim a humanidade que está quase atolada em um lamaçal de todas os tipos, poderá sair dele e encontrar de...
tracking img